O vulcão Kilauea voltou a entrar em erupção no Havaí nesta sexta-feira, marcando o 35º episódio de atividade desde dezembro de 2024.
O vulcão Kilauea, localizado no Havaí, voltou a entrar em erupção nesta sexta-feira (17), às 9h34 no horário local. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), esta é a 35ª atividade registrada desde dezembro de 2024, reforçando o status do Kilauea como um dos vulcões mais ativos do mundo.
De acordo com informações divulgadas pelo USGS, a erupção atual tem sido marcada por fontes de lava episódicas, fenômeno que já foi observado em episódios anteriores e costuma durar de algumas horas a até uma semana. Essas atividades são acompanhadas por forte deflação na região do cume, conforme destacou o serviço geológico em comunicado oficial.
Até o momento, não há registros de atividade sísmica significativa, e os níveis de dióxido de enxofre permanecem dentro dos limites considerados seguros para a população, informou o órgão.
A erupção anterior do Kilauea ocorreu em 1º de outubro deste ano e teve duração aproximada de seis horas. Na ocasião, duas fontes de lava, que partiram das aberturas norte e sul, atingiram cerca de três metros de altura.
O Kilauea é monitorado constantemente pelas autoridades norte-americanas devido à sua alta frequência eruptiva e ao potencial impacto ambiental.
Os interessados podem acompanhar ao vivo a erupção do vulcão Kilauea por meio da transmissão disponibilizada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Pode acompanhar ao vivo a erupção aqui.





0 commentarios:
Postar um comentário