Ministério da Saúde confirma 41 casos de intoxicação por metanol no Brasil e 8 mortes. São Paulo concentra a maioria dos registros e das vítimas fatais.
O Brasil chegou a 41 casos confirmados de intoxicação por metanol, com oito mortes registradas, segundo balanço atualizado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (15). O estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos e das vítimas.
De acordo com o relatório nacional, além dos 41 casos confirmados, 469 foram descartados. O estado de São Paulo lidera as notificações, com 33 confirmações, seis mortes e 57 casos ainda em investigação, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Isso representa 60,81% das ocorrências registradas no país.
As mortes confirmadas em São Paulo envolvem três homens (54, 46 e 45 anos), moradores da capital, uma mulher de 30 anos de São Bernardo do Campo, um homem de 23 anos de Osasco e outro de 37 anos de Jundiaí, conforme informado pela prefeitura da cidade nesta quarta.
Fora de São Paulo, há quatro casos confirmados no Paraná, três em Pernambuco — onde este é o primeiro boletim com confirmações — e um no Rio Grande do Sul. Em Pernambuco, duas mortes foram registradas.
Os casos em investigação estão distribuídos da seguinte forma: seis no Rio de Janeiro, quatro no Mato Grosso do Sul, três no Piauí, três no Rio Grande do Sul, um em Alagoas, um em Goiás e um no Paraná.
Em resposta à crise, o governo paulista intensificou o combate à adulteração e falsificação de bebidas alcoólicas. A Polícia Civil realizou nesta quarta-feira a destruição de mais de 100 mil garrafas apreendidas em um galpão clandestino na zona leste da capital. O material, totalizando cerca de sete toneladas de vidro, foi encaminhado a uma empresa de reciclagem após autorização judicial.
Desde a criação da força-tarefa voltada à fiscalização do setor, 58 pessoas foram presas.
As autoridades seguem monitorando os casos e reforçando a fiscalização para conter a circulação de bebidas adulteradas. O Ministério da Saúde alerta para os riscos do consumo de produtos de procedência desconhecida e orienta que sintomas de





0 commentarios:
Postar um comentário