Tecnologia do Blogger.
23.2.23

Instituto Cândida Vargas lança campanha de incentivo à doação de leite materno

 Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Malu Tavares, neste início de ano, toda rede passa por baixa captação de doações.

Para conscientizar a sociedade sobre o ato da doação de leite materno, o Instituto Cândida Vargas (ICV), por meio do Banco de Leite Humano Zilda Arns, lança, nesta quinta-feira (23), uma campanha para incentivar a doação do alimento. As mães que possam participar devem entrar em contato pelo número 3214-1390 ou pelo Whatsapp (83) 99647-7511.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Malu Tavares, neste início de ano, toda rede passa por baixa captação de doações. “No nosso Banco de Leite, aqui no ICV, tem uma rotatividade de bebês prematuros alta, necessitando de volumes grandes de leite materno para as dietas desses recém-nascidos”, disse.

Ela ainda lembrou que o trabalho do Banco de Leite é voltado para um segmento muito específico: recém-nascidos que demandam cuidados especiais em unidades de terapia semi-intensiva e intensiva. “Ou seja, bebês que nasceram prematuros, com baixo peso, crianças que pelas mais variadas razões precisam de uma atenção especializada”, completou a coordenadora.

Este ano o tema da campanha é “Um pouquinho do que você doa, é tudo para quem precisa”. O alimento doado ao Banco de Leite e postos de coleta passam por um rigoroso processo de controle de qualidade, com seleção, classificação e o processo de pasteurização, até que esteja pronto para ser distribuído com qualidade certificada aos bebês.

“Amamentar o próprio filho é um ato de amor, mas doar leite e ajudar a alimentar outros bebês é um ato de amor ainda maior. Esse gesto de solidariedade salva vidas e forma o futuro de muitas crianças. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação”, contou a coordenadora.

A grande demanda por leite humano é estimulada, principalmente, por nascimentos de bebês prematuros ou de baixo peso. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 340 mil bebês prematuros ou de baixo peso nascem no país por ano, o que corresponde a 12% do total de nascidos vivos.

Bebês prematuros são aqueles que nascem antes das 37 semanas de gestação. Como nascem prematuramente, não atingem o peso adequado, por isso, ficam mais expostos a doenças e requerem atenção especializada e cuidados para sobreviver e se desenvolver com saúde.

Coleta adequada – Para doação no ICV, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados, com água e sabão, e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.

Além disso, é importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Instituto Cândida Vargas lança campanha de incentivo à doação de leite materno Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco