Tecnologia do Blogger.
21.12.22

Verão começa hoje e traz calor de até 38º, chuva e expectativa para agropecuária e abastecimento na Paraíba

 Segundo meteorologista Marle Bandeira, Litoral paraibano deve ter temperatura média de 34º e o Sertão deve registrar média de 38º. Temperaturas estarão mais altas e os dias serão mais longos.

O verão no Hemisfério Sul começa às 18h48 desta quarta-feira (21), horário de Brasília, e terminará às 18h25 do dia 20 de março de 2023. De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) da Paraíba, o Litoral paraibano deve ter temperatura média de 34º e o Sertão deve registrar média de 38º. As temperaturas estarão mais altas e os dias serão mais longos.

A previsão mais detalhada para janeiro, fevereiro e março na Paraíba deve ser divulgada amanhã (22), segundo relatou Marle Bandeira ao ClickPB.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) relata que esse período de verão "reflete o aumento da temperatura em todo o país em função da posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo com condições favoráveis à chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas."

Chuvas

Ainda segundo o Inmet, "no verão, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 milímetros (mm). Em média, os maiores volumes de chuva podem ser observados nas regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 e 1100 mm."

Agropecuária, hidrelétricas, reservatórios e abastecimento de água

O Inmet também pontuou que, "devido às suas características climáticas, com grandes volumes de chuva, o verão no Brasil tem muita importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia (por meio das hidrelétricas) e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios."

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Verão começa hoje e traz calor de até 38º, chuva e expectativa para agropecuária e abastecimento na Paraíba Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco