UFPB oferta 290 vagas para cursos técnicos gratuitos do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros

 Inscrições vão até 4 de janeiro de 2023; candidatos serão selecionados pela média das notas do Ensino fundamental ou médio, sem a realização de prova

Seguem até o dia 4 de janeiro as inscrições do processo seletivo para os cursos técnicos do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), unidade de ensino da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, na cidade de Bananeiras (PB). Estão sendo ofertadas 290 vagas. As inscrições são gratuitas. 

O edital foi publicado no início do mês de novembro, quando também foi divulgado no site da UFPB. As inscrições tiveram início no dia 14 de novembro.

Do total de vagas, são 80 vagas para cursos técnicos de nível médio integrado, no qual o estudante cursa ao mesmo tempo uma formação técnica e o Ensino Médio; e 215 para cursos técnicos na modalidade subsequente, voltados para quem já finalizou o Ensino Médio, ou está terminando o último ano, e deseja a capacitação em nível técnico.

Para os cursos de nível médio integrado são 40 vagas para Agropecuária e 40 vagas para Agroindústria. Para os cursos técnicos subsequentes são 40 vagas para Agropecuária, 25 vagas para Aquicultura, 40 vagas para Nutrição e Dietética, 25 vagas para Laboratório de Ciências da Natureza, 45 vagas para Paisagismo e 40 vagas para Veterinária. 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet por meio do portal do CAVN: www.cavn.ufpb.br/inscricao. Para realizar a inscrição o estudante deve digitalizar todos os documentos solicitados no edital nº16/2022 e salvar em único arquivo, podendo ser nos formatos doc, pdf, jpeg, jpg ou png.

Para os cursos de Ensino Médio integrado ao técnico podem se inscrever alunos que já concluíram ou que estão em fase de conclusão do Ensino Fundamental (9º ano). Para os cursos técnicos subsequentes podem se inscrever alunos que já concluíram ou que estão em fase de conclusão do Ensino Médio.

Os candidatos egressos de escola pública poderão concorrer no sistema de cotas, uma vez que 50% das vagas são reservadas para esse público. Dentro das vagas reservadas para egressos de escola pública, 50% serão destinadas para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita. Haverá ainda um percentual de reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Além de ofertar 9 cursos técnicos, o CAVN oferta residência, alimentação no restaurante universitário, auxílio transporte e bolsas de estudo como PIBIC Tec, Monitoria Tec, Bolsa aluno colaborador, Bolsa esporte e cultura, e Extensão Tec, além de possuir um programa de internacionalização.

A seleção será realizada em única fase a partir da análise do histórico escolar, e não será realizada prova. Para ingresso no curso integrado serão analisadas as médias das disciplinas de Português, Matemática e Ciências, do 9º Ano do Ensino Fundamental. Já para ingresso nos cursos subsequentes a seleção se dará a partir das médias das disciplinas de Português, Matemática e Biologia, do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Nos dois casos a média do processo seletivo será a média aritmética das disciplinas requisitadas.

No edital podem ser conferidas as especificidades para candidatos que concluíram o Ensino Médio no modelo supletivo, ou através do ENCCEJA. Os alunos selecionados ingressarão no semestre letivo 2022.2 do CAVN, que terá início no primeiro semestre de 2023.

O resultado Final do Processo Seletivo 2021.2 do CAVN, após os recursos, será divulgado no dia 14 de janeiro de 2023, no endereço www.cavn.ufpb.br, após as 17h.

Por 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.