Tecnologia do Blogger.
23.12.22

Secretaria de Saúde alerta para perigos do consumo excessivo de álcool nas festividades

 A diretora de Atenção à Saúde da SMS e nutricionista, Alline Grisi, explica que é importante evitar excessos e manter cuidados com a alimentação para prevenir danos maiores.

O final do ano é um momento de celebração e com isso muitas pessoas acabam consumindo, além da conta, bebidas alcoólicas. Visando o bem-estar da população pessoense, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta sobre os perigos do consumo excessivo de álcool, sobretudo nas festas de fim de ano.

Além de ser prejudicial ao funcionamento cerebral, uma vez que inibe as atividades do Sistema Nervoso Central, o álcool, principalmente em excesso, também age diretamente em diversos órgãos como fígado, coração e parede do estômago, contribuindo para que seus efeitos sejam ainda mais complexos.

Entre os principais prejuízos causados pelo consumo excessivo de álcool destacam-se os danos à saúde física como o infarto agudo do miocárdio, overdose alcoólica, possibilidade de contrair doenças sexualmente transmissíveis ou até gravidez indesejada devido a uma relação sexual desprotegida, quedas, acidentes de trânsito, violência, comportamento anti-social, perda de memória, alteração de humor, entre muitos outros.

A diretora de Atenção à Saúde da SMS e nutricionista, Alline Grisi, explica que é importante evitar excessos e manter cuidados com a alimentação para prevenir danos maiores.

“É importante comer uma vez que beber de estômago vazio é um dos maiores erros das pessoas e, se possível, dê preferência a proteínas, pois elas demoram mais a serem digeridas. A segunda dica é beber bastante água, o álcool é diurético o que aumenta a vontade de urinar e isso pode levar a desidratação, então beber bastante água enquanto consome bebidas alcoólicas é fundamental para manter a hidratação, de preferência tome um copo de água para cada copo de bebida. Também é preciso que as pessoas tenham também consciência que cada tipo de bebida age forma diferentes no organismo de pessoas diferentes, então saber o que vai beber e ter conhecimento de como você fica com aquela bebida é fundamental, além disso, evite misturar diferentes tipos de bebidas”, comenta Alline Grisi.

Serviço – Para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a SMS oferta atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para casos de urgência devido ao consumo excessivo de álcool com sintomas mais graves, como em situações de coma alcoólico e em casos que seja necessário a sutura de cortes.

Além das UPAs, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também realiza atendimentos em casos urgência, prestando os primeiros atendimentos e fazendo a estabilização dos quadros. Caso seja necessário, o Samu realiza o encaminhamento do paciente para as UPAs ou unidades hospitalares especializadas.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Secretaria de Saúde alerta para perigos do consumo excessivo de álcool nas festividades Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco