Tecnologia do Blogger.
17.7.20

Geraldo Medeiros revela que ocupação de leitos de UTI para tratamento de covid-19 está em queda na Paraíba

Ele também contou que o Ministério da Saúde enviará medicamentos que estão com alta demanda no mercado, para tratamento dos infectados pelo novo coronavírus.

Para Geraldo Medeiros, os mais de 40% que cumprem o isolamento social estão salvando vidas. (Foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo)
Em entrevista ao Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (17), o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, revelou que a ocupação de leitos de UTI para Covid-19 caiu e mostrou-se satisfeito com o comportamento social na retomada das atividades e de atitudes da população da Paraíba em meio à pandemia do novo coronavírus. Ele também contou que o Ministério da Saúde enviará medicamentos que estão com alta demanda no mercado, para tratamento dos infectados pelo novo coronavírus.
Ele elogiou os 40% de pessoas que cumprem o isolamento social, segundo dados estatísticos que apontam sempre o entorno dessa porcentagem de isolados diante dos outros 60% que descumprem a quarentena.
Geraldo Medeiros lembrou que os dados do Centro-Oeste e Sul do país revela um cenário mais preocupante nessas regiões e que a Paraíba vive um momento diferente. "Hoje nós já temos a divulgação dos cenários no Centro-Oeste e no Sul do país de que o vírus está com alto poder de propagação e com um volume célere de casos novos confirmados e de mortes. Felizmente, a Paraíba tem realçado de condutas precoces, de preparação de leitos, da testagem massiça da população, quase 200 mil testes já realizados e tendo uma ideia precisa de circulação viral no nosso estado."
Segundo o secretário, há segurança para a flexibilização e o número de ocupação de leitos de UTI está diminuindo. "Estamos com percentual (de ocupação) de leitos de UTI adulto em decréscimo. Isso nos dá um certo conforto e segurança, mas com a flexibilização, é fundamental que as pessoas tenham a consciência de que devem usar máscara continuamente, a lavagem das mãos, uso de álcool em gel, o distanciamento, porque só assim nós teremos uma manutenção desse quadro de flexibilização e as pessoas podem progressivamente retornar às suas atividades habituais de antes da pandemia, lógico, com os cuidados."
Para Geraldo Medeiros, os mais de 40% que cumprem o isolamento social estão salvando vidas. "Venho elogiar os 40% dos paraibanos que, desde o início, vem colaborando e obedecendo às regras sanitárias. Eles têm que saber que salvaram vidas. E os outros 60% convocamos que venham a obedecer às regras e salvar as vidas dos paraibanos. Porque se as pessoas vão às ruas sem máscaras e sem cumprir o distanciamento social, nós vamos ter mais casos confirmados de Covid-19."
O secretário disse ao Arapuan Verdade que a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba tem uma boa relação institucional com o Ministério da Saúde e que a luta, agora, é pela aquisição de medicamentos para tratamento das vítimas da Covid-19. "Temos uma relação institucional muito boa com o ministro Eduardo Pazuello. Recebemos respiradores. Estamos com um único objetivo que é salvar vidas. O que nós precisamos no momento, estamos lutando em Brasília, são medicamentos bloqueadores neuromusculares e sedativos que há uma grande dificuldade de aquisição no mercado em função da alta demanda. E o Ministério (da Saúde) está acenando que enviará também para a Paraíba."

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Geraldo Medeiros revela que ocupação de leitos de UTI para tratamento de covid-19 está em queda na Paraíba Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco