Tecnologia do Blogger.
17.7.20

Brasil vive platô da pandemia de covid-19, diz OMS

Para o diretor de emergências sanitárias da OMS, Michael Ryan, o cenário atual abre uma "janela de oportunidades" para que o país consiga controlar a epidemia

A tendência de queda também foi notada pela última análise do Imperial College de Londres, mostrando o Rt em 1,03, ou seja, um grupo de cem infectados é capaz de transmitir o vírus para outras 103 pessoas. (Foto: Reprodução)
A infecção do novo coronavírus passa pela etapa de estabilização, avaliou a Organização Mundial da Saúde (OMS) durante coletiva de imprensa desta sexta-feira (17). Para o diretor de emergências sanitárias da OMS, Michael Ryan, o cenário atual abre uma “janela de oportunidades” para que o país consiga controlar a epidemia. 
"Há um platô. O Brasil tem agora a oportunidade de frear a doença e conter a transmissão do vírus, de tomar o controle”, afirmou Ryan. Ele detalhou que, atualmente, o Brasil não tem apresentado um crescimento no número de novos registros e, sim, uma estabilização, o que permite fazer a análise. 
Fator que influencia diretamente neste panorama é a taxa de transmissão do vírus que, segundo a OMS, tem demonstrado quedas desde o fim de junho. O índice varia de 0,5 a 1,5 atualmente, sendo que, na fase de maior explosão de casos, estava entre 2 e 1,5. Taxas acima de 1 indicam que a transmissão do vírus ainda ocorre de forma descontrolada. 
A tendência de queda também foi notada pela última análise do Imperial College de Londres, mostrando o Rt em 1,03, ou seja, um grupo de cem infectados é capaz de transmitir o vírus para outras 103 pessoas. 
Apesar de avaliar que o momento como positivo para conseguir controlar a epidemia no país, Ryan alertou sobre a necessidade de atuação das autoridades competentes na adoção de medidas efetivas. “Em vários países e no Brasil, o vírus é quem controla, que dá as cartas. É necessário recuperar esse controle.”
Mesmo que em um processo de estabilização, os números preocupam, por terem estagnado em um alto patamar, com média de acréscimo diário de mais de 40 mil casos e mil mortes. Ontem, o país ultrapassou a margem de 2 milhões de infectados e continua sendo o segundo país mais atingido pelo novo coronavírus.

or 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Brasil vive platô da pandemia de covid-19, diz OMS Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco