Tecnologia do Blogger.
8.10.18

Semana de eleições na PB tem mais de 60 crimes eleitorais registrados

A Operação Voto Seguro teve início na quarta-feira (3) e foi finalizada neste domingo (7)

Distribuir santinhos no dia das eleições
é considerado crime eleitoral
Foto: Luiza Maria / RTC
Com presença de equipes em todos os 223 municípios da Paraíba, a Polícia Militar registrou pouco mais de 60 ocorrências relativas a crimes eleitorais, resultando na detenção de mais de 70 pessoas. Os números fazem parte da Operação Voto Seguro, que começou na última quarta-feira (3) e terminou neste domingo (7), após as eleições.
Da quarta até as 21h do domingo, foram 62 ocorrências em que a Polícia Militar foi acionada por eleitores, membros da Justiça Eleitoral, por denúncias feitas ao número 190 ou por iniciativa própria PM, resultando na constatação de indícios de crime eleitoral em 62 municípios do estado.
No domingo, dia das eleições, foram registradas a maior quantidade de ocorrências: 47. Ao todo, nos cinco dias, 77 pessoas foram conduzidas às delegacias da Polícia Federal ou Civil, ou apresentadas na Justiça Eleitoral. Entre os crimes estavam propaganda irregular, transporte de eleitores e boca de urna.
O emprego do efetivo policial e o acompanhamento das ocorrências eleitorais aconteceram a partir dos Centros de Decisão Estratégica Integrados (CDEI), que reuniam representantes de diversas instituições e foram instalados nas sedes da Justiça Eleitoral nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. Após 14 anos, tropas federais não foram requisitadas para Campina Grande.
Além disso, não foram registradas ocorrências de grande proporção na cidade. No domingo, três foram conduzidos para as delegacias, sendo uma mulher suspeita de fazer boca de urna e dois homens por tumulto em uma seção eleitoral.
Operação Voto Seguro
Desde a última quarta-feira, foram mais de 4500 policiais e bombeiros militares empregados direta e indiretamente nos locais de votação. Apenas de João Pessoa, 1.175 policiais e bombeiros foram mobilizados para os Comandos Regionais Metropolitano, de Campina Grande e de Patos, para atuação posterior em outros municípios. A Operação Voto Seguro deverá acontecer também no 2º turno, e a corporação já prepara um novo planejamento para as novas ações.
Portal T5
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Semana de eleições na PB tem mais de 60 crimes eleitorais registrados Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco