Estado confirma aumento de arboviroses com 7.723 casos de dengue, nove óbitos e ações de prevenção em municípios paraibanos.
A Paraíba registrou 7.723 casos confirmados de dengue entre 4 de janeiro de 2025 e 3 de janeiro de 2026, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) nesta terça-feira (6). No mesmo período, foram contabilizados nove óbitos pela doença em diferentes municípios do estado.
Casos de arboviroses
O boletim epidemiológico da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs) também apontou 8.963 casos prováveis de arboviroses no total, incluindo:
-
7.723 casos de dengue
-
567 casos de chikungunya
-
20 casos de zika
-
651 casos de oropouche
Entre os óbitos, nove foram por dengue: cinco em João Pessoa, e um cada em Campina Grande, Solânea, Tavares e São Domingos do Cariri. Já a chikungunya resultou em duas mortes, nos municípios de Campina Grande e Prata.
Ações de prevenção
A SES-PB mantém ações integradas junto aos municípios e às Gerências Regionais de Saúde, com foco no monitoramento, supervisão e assessoramento das estratégias de prevenção e controle das arboviroses. Entre as iniciativas estão:
-
Oficinas de qualificação para aplicação de inseticidas em pontos estratégicos, voltadas a Agentes de Controle de Endemias e Supervisores de Campo;
-
Dias D de vacinação;
-
Ações educativas e atividades de orientação direta à população.
O objetivo é reduzir a incidência de casos e orientar a população sobre medidas preventivas, como eliminação de criadouros de mosquito e cuidados com a higiene urbana.





0 commentarios:
Postar um comentário