Tecnologia do Blogger.
14.1.26

França registra mais mortes que nascimentos em 2025 pela 1ª vez no pós-guerra

 França tem crescimento natural negativo em 2025, com mais mortes do que nascimentos, segundo dados oficiais do Insee divulgados nesta terça-feira.

A França registrou, em 2025, mais mortes do que nascimentos, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira (13). É a primeira vez desde o fim da Segunda Guerra Mundial que o país apresenta crescimento natural negativo, cenário que enfraquece a tradicional vantagem demográfica francesa em relação a outras nações da União Europeia.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos (Insee), 69,1 milhões de pessoas viviam na França em 1º de janeiro deste ano, um aumento de 0,25% em relação ao ano anterior. O crescimento populacional, no entanto, ocorreu exclusivamente por causa da migração líquida de 176 mil pessoas. O saldo natural — diferença entre nascimentos e óbitos — foi negativo em cerca de 6 mil.

 

O resultado é explicado pela combinação entre a queda da natalidade e o aumento do número de mortes. Em 2025, cerca de 645 mil bebês nasceram no país, uma redução de 2,1% em comparação ao ano anterior, marcando o menor número de nascimentos desde 1944 pelo quarto ano consecutivo. No mesmo período, 651 mil pessoas morreram, alta de 1,5% em relação a 2024, impulsionada principalmente por uma epidemia de gripe de inverno e pelo envelhecimento da geração “baby boomer”.

 

Historicamente, a França manteve uma posição demográfica mais favorável do que a maioria dos países europeus. No entanto, o envelhecimento acelerado da população e a queda persistente das taxas de natalidade indicam que o país também enfrenta a crise demográfica que pressiona as finanças públicas em toda a Europa.

 

Segundo Sylvie Le Minez, chefe da unidade de estudos demográficos e sociais do Insee, a rapidez da queda no crescimento natural chama atenção. Ela destacou que, em poucos anos, o número de nascimentos recuou de forma acentuada, impactando diretamente o equilíbrio populacional.

 

Os dados mostram ainda que a taxa de fecundidade caiu para 1,56 filho por mulher em 2025, o nível mais baixo desde a Primeira Guerra Mundial e bem abaixo das projeções usadas para o financiamento do sistema de aposentadorias. Em 2023, último ano disponível para comparação europeia, a França ocupava o segundo lugar no ranking de fecundidade da União Europeia.

 

O envelhecimento populacional também se reflete na expectativa de vida, que atingiu recordes no ano passado: 85,9 anos para mulheres e 80,3 para homens. A parcela da população com 65 anos ou mais chegou a 22%, quase igualando o número de pessoas com menos de 20 anos.

 

Economistas alertam que a mudança demográfica tende a aumentar a pressão sobre o mercado de trabalho e os gastos públicos nos próximos anos, enquanto a base tributária encolhe. A preocupação com a queda dos nascimentos já levou o presidente Emmanuel Macron a defender medidas de estímulo à natalidade, como melhorias na licença parental e ações de combate à infertilidade.

 

Demógrafos apontam que fatores como dificuldade de acesso a empregos estáveis, moradia, incertezas ligadas à crise climática e desafios na conciliação entre vida profissional e familiar contribuem para o adiamento ou a desistência de ter filhos no país.

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: França registra mais mortes que nascimentos em 2025 pela 1ª vez no pós-guerra Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco