Medidas de Trump dificultam entrada de torcedores e afetam jogos da Copa do Mundo realizados nos Estados Unidos.
As novas medidas restritivas adotadas pelo governo dos Estados Unidos, sob a gestão do presidente Donald Trump, ampliaram o número de jogos da Copa do Mundo que podem ocorrer com torcedores apenas de um dos lados. As decisões afetam a entrada de cidadãos de alguns países no território americano e atingem diretamente partidas previstas para serem disputadas no país durante a fase de grupos do torneio.
Nos últimos dias, Senegal e Costa do Marfim passaram a integrar a lista de países com restrições parciais de entrada nos Estados Unidos. Embora não haja proibição total, o endurecimento das regras dificulta a presença de torcedores dessas nações. As duas seleções africanas disputarão dois jogos cada em solo americano na primeira fase. O Senegal enfrentará Noruega e França, enquanto a Costa do Marfim terá pela frente Equador e Curaçao.
Além desses casos, Irã e Haiti aparecem na lista de países com restrição total de acesso aos Estados Unidos. As duas seleções farão todos os seus três jogos da fase de grupos em território americano. O Haiti, inclusive, enfrentará a seleção brasileira na segunda rodada do Grupo C.
Ao todo, dez partidas da fase de grupos estão diretamente impactadas pelas medidas até o momento. Esse número pode aumentar caso as restrições sejam mantidas e as seleções avancem no torneio, ou se novos países forem incluídos na lista. Por outro lado, o total de jogos afetados pode diminuir se houver mudanças nas decisões do governo norte-americano.
O governo dos Estados Unidos afirma que a entrada de atletas para grandes eventos esportivos será garantida, o que inclui a realização da Copa do Mundo do próximo ano. Ainda assim, as restrições levantam a possibilidade de estádios com presença limitada de torcedores estrangeiros em algumas partidas.
Entre os jogos afetados estão confrontos como Haiti x Escócia, Costa do Marfim x Equador, Irã x Nova Zelândia, Senegal x França, Haiti x Brasil e Irã x Bélgica, além de outras partidas distribuídas por cidades como Boston, Filadélfia, Los Angeles, Nova Jersey, Atlanta e Seattle.




0 commentarios:
Postar um comentário