Tecnologia do Blogger.
3.12.25

Pedido de vista adia votação sobre perda de mandato de Zambelli

CCJ adia análise do relatório que trata da perda do mandato de Carla Zambelli, presa na Itália, após pedido de vista coletivo na Câmara.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados adiou a votação do relatório sobre a perda do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), após um pedido de vista coletivo. O parecer, apresentado pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), se manifestava contrário à cassação da parlamentar.

 

Contexto do processo

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, multa e perda de mandato, por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em julho, antes da decretação da prisão, a deputada fugiu para a Itália, onde aguarda decisão da Justiça local sobre o pedido de extradição feito pelo Brasil. Recentemente, o Ministério Público italiano deu parecer favorável à extradição.

 

A decisão sobre a perda do mandato foi encaminhada para a CCJ em junho, pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

 

Parecer do deputado Diego Garcia

No relatório, Garcia argumentou que não há certeza de que Zambelli tenha ordenado a invasão ao CNJ. Ele defendeu que, “onde houver sombra de incerteza, se houver lacuna de prova, que prevaleça o respeito ao voto de quase um milhão de brasileiros que a elegeram”.

 

O deputado também acusou o STF de “perseguição política”, criticando a decisão baseada em “alguns arquivos recebidos por e-mails” e no “testemunho dúbio” do hacker Walter Delgatti Netto, condenado pelo mesmo caso. Garcia afirmou ainda que a cassação não atingiria apenas a deputada, mas também seus eleitores: “Condenaríamos os seus eleitores. Silenciaríamos quase um milhão de vozes que depositaram, nas urnas, a esperança de serem representadas neste Parlamento”.

 

Próximos passos

Com o pedido de vista, a análise do relatório será retomada apenas após duas reuniões do colegiado. Zambelli e sua defesa devem ser ouvidos na próxima reunião da CCJ. Após aprovação na comissão, o parecer será encaminhado ao plenário da Câmara, onde a perda do mandato depende da maioria absoluta dos 513 deputados.

 

Reações na Câmara

A líder do PSOL, Fernanda Melchionna (PSOL-RS), criticou o parecer de Garcia, chamando-o de “tapa na cara do povo brasileiro”. Ela argumentou que a Câmara não deveria manter o pagamento de R$ 140 mil mensais para manter assessores de um mandato de uma deputada presa, sem acesso à internet e fora do país.

 

Segundo Melchionna, a discussão não se trata de inocência, mas da viabilidade de exercer o mandato enquanto cumpre prisão no exterior.

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Pedido de vista adia votação sobre perda de mandato de Zambelli Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco