Tecnologia do Blogger.
25.11.25

PL articula avanço de anistia após prisão de Jair Bolsonaro

Após prisão de Bolsonaro, PL intensifica articulação no Congresso para destravar projeto de anistia dos condenados do 8 de Janeiro.

O PL prepara uma nova ofensiva no Congresso para destravar a tramitação do projeto de anistia aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de Janeiro, em reação à prisão preventiva de Jair Bolsonaro no sábado (22). A estratégia foi discutida em reunião realizada nesta segunda-feira (24), com a participação de Michelle Bolsonaro, Carlos, Jair Renan e Flávio Bolsonaro, além do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e parlamentares da legenda.

 

Segundo Flávio Bolsonaro, a prioridade do partido será avançar o projeto na Câmara. O senador afirmou que o “objetivo único” da oposição, a partir de agora, é aprovar a anistia e que o PL não aceitará negociar dosimetria. “O relator pauta a redação como entender e vamos usar os nossos artifícios regimentais para aprovar a anistia. Não temos compromisso nenhum com dosimetria, nosso compromisso é com anistia e que vença quem tenha mais votos”, disse.

 

Flávio afirmou ainda que a oposição não pretende obstruir os trabalhos do Congresso, como já ocorreu em outras ocasiões, porque deseja levar o tema ao debate. O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), relatou ter conversado no sábado com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que estaria consultando líderes partidários para avaliar a viabilidade de discutir o projeto.

 

Marinho afirmou que a oposição articula com parlamentares de outras siglas para “desinterditar” o debate e disse que o Parlamento não pode ficar “à mercê de outro Poder”. Nos últimos dias, Motta vinha sinalizando a possibilidade de discutir o tema nesta semana, e o relator, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), havia dito que a prisão de Bolsonaro poderia impulsionar negociações sobre a dosimetria.

 

A divulgação de vídeo em que Bolsonaro admite ter usado “ferro quente” para tentar abrir a tornozeleira eletrônica, porém, levou integrantes do centrão a verem dificuldades para avançar discussões sobre anistia ou dosimetria. A expectativa é que o tema seja avaliado na reunião de líderes com Motta nesta terça-feira (25).

 

Marinho disse ainda que há um “amadurecimento” por parte do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e de Motta quanto à necessidade de discutir o assunto, para que os parlamentares se posicionem. O líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS), também se reuniu com Motta nesta segunda para tratar do tema.

 

A reunião do PL, originalmente marcada para terça-feira, foi antecipada por causa da prisão de Bolsonaro. Segundo nota do partido, o encontro tratou de “alinhamento estratégico e próximos encaminhamentos”.

 

Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal na manhã de sábado (22), na fase final das investigações sobre a trama golpista. A PF justificou a medida como forma de garantir a ordem pública diante de uma vigília convocada por Flávio Bolsonaro.

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: PL articula avanço de anistia após prisão de Jair Bolsonaro Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco