Operação apura desvio de verbas culturais em Itapororoca (PB). Servidores públicos são suspeitos de simular projetos com recursos da Lei Paulo Gustavo.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), uma operação para investigar o desvio de recursos federais destinados a projetos culturais por meio da Lei Paulo Gustavo no município de Itapororoca, no Litoral Norte da Paraíba. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal e estão sendo cumpridos na Paraíba e em Pernambuco.
No total, estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Itapororoca, João Pessoa (PB) e Jaboatão dos Guararapes (PE). As investigações apontam que um grupo criminoso, formado principalmente por agentes públicos, teria montado um esquema para desviar recursos federais destinados à cultura.
Segundo a Polícia Federal, os suspeitos indicavam previamente pessoas para figurarem como beneficiárias dos editais da Lei Paulo Gustavo. Essas pessoas simulavam a execução dos projetos culturais e, após o recebimento dos valores, repassavam parte dos recursos aos servidores envolvidos, caracterizando desvio de finalidade dos recursos públicos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa, de acordo com o grau de participação no esquema. A Polícia Federal segue com as diligências para aprofundar as apurações e identificar outros envolvidos na fraude.





0 commentarios:
Postar um comentário