Hamas confirma libertação de 20 reféns israelenses vivos em Gaza dentro do acordo de cessar-fogo e troca de prisioneiros com Israel.
O braço armado do grupo palestino Hamas anunciou, nesta segunda-feira (13), a libertação de 20 reféns israelenses vivos em Gaza. A medida faz parte do acordo de cessar-fogo e troca de prisioneiros com Israel, mediado pelos Estados Unidos e negociado no Egito na semana passada.
Em comunicado, as Brigadas Al-Qassam informaram que a libertação ocorrerá “de acordo com o pacto de troca de prisioneiros” e divulgaram uma lista com os nomes dos reféns que serão soltos.
De acordo com a imprensa israelense, o processo deve acontecer em duas etapas: a primeira às 8h (2h em Brasília), na região do corredor de Netzarim, que corta a Faixa de Gaza de leste a oeste; e a segunda por volta das 10h (4h em Brasília), em Khan Yunis, no sul do enclave.
O Hamas havia se comprometido a iniciar nesta segunda-feira a libertação de 48 reféns, a maioria israelenses, conforme o acordo mediado pelos Estados Unidos. Segundo o porta-voz do grupo, Oussama Hamdane, “a troca de prisioneiros deve começar nesta segunda-feira de manhã, como combinado, e não há mudanças nesse cronograma”.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) deve acompanhar o processo de entrega dos reféns. Após a liberação, Israel deverá libertar cerca de 2.000 prisioneiros palestinos, em cumprimento à primeira fase do acordo de cessar-fogo.
Na manhã desta segunda-feira, o Hamas também publicou uma lista com mais de 1.900 prisioneiros palestinos que serão soltos em troca dos reféns israelenses.
O Exército de Israel informou no domingo (12) que não espera receber todos os corpos dos reféns mortos durante a operação. Segundo o governo israelense, dos 48 reféns detidos, 20 estão vivos e 28 mortos. Entre os vivos, todos são homens com idades entre 20 e 48 anos.
Uma porta-voz do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que um organismo internacional, previsto no acordo, auxiliará na localização dos corpos dos reféns que não forem encontrados ou libertados nesta segunda-feira.





0 commentarios:
Postar um comentário