Estiagem atinge 118 municípios e chuvas fortes afetam dois; cidades paraibanas poderão solicitar ajuda federal para ações de defesa civil.
O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) informou nesta sexta-feira (17) que 120 cidades da Paraíba estão em situação de emergência. A maioria dos municípios foi afetada pela estiagem, enquanto dois registraram problemas causados por fortes chuvas.
De acordo com o MIDR, 118 cidades estão enfrentando estiagem prolongada, situação que compromete o abastecimento de água e afeta atividades produtivas. Já os municípios de Lucena e Conde foram incluídos na lista devido a chuvas intensas e tempestades.
As últimas cidades classificadas nesta condição foram Nazarezinho, Salgado de São Félix e São José da Lagoa Tapada, todas impactadas pela falta de chuvas.
Com a decretação da situação de emergência, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, incluindo:
-
distribuição de cestas básicas;
-
fornecimento de água mineral;
-
alimentação para trabalhadores e voluntários;
-
kits de limpeza e higiene pessoal;
-
kits de dormitório, entre outros itens de assistência.
A medida permite que os municípios recebam apoio emergencial de forma mais ágil, facilitando a execução de ações para reduzir os impactos da estiagem e das chuvas intensas sobre a população. O acompanhamento das condições climáticas e dos danos segue sendo feito pelos órgãos de defesa civil e pelo governo federal.





0 commentarios:
Postar um comentário