EUA aplicarão tarifa de 50% às exportações brasileiras a partir de 1º de agosto. Trump alega defesa do dólar e retaliações à Justiça brasileira.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que seu governo aplicará uma tarifa de 50% sobre todos os produtos exportados do Brasil para os EUA a partir de 1º de agosto. A medida foi justificada como resposta a práticas comerciais consideradas injustas e recentes decisões da Justiça brasileira.
Segundo Trump, a decisão é motivada por tarifas supostamente desiguais impostas pelo Brasil, além de um posicionamento político em defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o líder norte-americano criticou o tratamento dado a Bolsonaro e classificou seu julgamento como uma "caça às bruxas".
O presidente dos EUA também mencionou críticas ao grupo Brics, do qual o Brasil faz parte. De acordo com Trump, as nações do bloco estariam tentando enfraquecer o dólar ao negociar em moedas locais. Ele reforçou que as novas tarifas são uma forma de retaliação à postura do Brasil, especialmente em relação à atuação da Justiça contra empresas de mídia e redes sociais norte-americanas.
A Casa Branca acusa o Judiciário brasileiro de impor "ordens de censura secretas e ilegais" a plataformas dos EUA, ameaçando-as com multas e sanções. Com base nesses argumentos, Trump anunciou o início imediato de uma investigação comercial contra o Brasil, por meio da Seção 301.
Ainda na carta, Trump alertou que tentativas de burlar as tarifas por meio de transbordo de mercadorias também serão penalizadas. Ele afirmou que o percentual de 50% pode ser ajustado conforme a evolução das relações comerciais entre os países, e que não haverá tarifa caso empresas brasileiras optem por produzir em território americano.
Trump finalizou reiterando que os Estados Unidos estão abertos a revisar as medidas, desde que o Brasil elimine barreiras comerciais tarifárias e não-tarifárias e permita maior acesso a seu mercado.
Por Redação
0 commentarios:
Postar um comentário