Varejo da Paraíba cresce 9,1% em maio e registra o maior avanço do país pelo segundo mês consecutivo, segundo dados do IBGE.
As vendas do comércio varejista da Paraíba cresceram 9,1% em maio e colocaram o estado, mais uma vez, na liderança nacional do setor, conforme os dados divulgados nesta terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o segundo mês consecutivo em que o estado registra o maior avanço do país, com destaque para o impacto positivo das vendas no período do Dia das Mães.
Em abril, a Paraíba já havia liderado o ranking nacional com crescimento de 12,8%, superando Santa Catarina (12,5%). O desempenho estadual em maio foi bem superior à média nacional, que teve alta de 2,1%. No acumulado de janeiro a maio, a Paraíba apresenta avanço de 6,7%, frente a um crescimento de 2,2% no país.
No comércio varejista ampliado — que inclui setores como veículos, motos, peças, materiais de construção e atacado de produtos alimentícios —, a Paraíba também liderou, com alta de 6,1% em maio, enquanto o índice nacional foi de apenas 1,1%. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2025, o estado manteve os 6,7% de crescimento, contra 1,1% no cenário nacional.
Segundo o gerente da Pesquisa Mensal do Comércio, Cristiano Santos, o bom desempenho de setores como equipamentos de informática e móveis está ligado à queda do dólar desde fevereiro e à retomada do crescimento dessas categorias desde o segundo semestre de 2024.
Gestão fiscal e incentivo ao consumo
Para o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, a trajetória positiva do varejo paraibano reflete a política de equilíbrio fiscal do governo estadual. “A manutenção de uma gestão fiscal equilibrada permite ao estado investir em obras estruturantes, que geram emprego, renda e estimulam o consumo”, afirmou.
Além disso, o governo lançou neste mês um Refis Ampliado com descontos de até 99% em juros e multas. A medida, segundo Laureano, busca aliviar os efeitos das altas taxas de juros sobre as empresas, melhorando o fluxo de caixa, preservando empregos e sustentando o consumo interno.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada desde 1995, acompanha o comportamento conjuntural do varejo brasileiro. Ela considera empresas formais com 20 ou mais empregados e divulga indicadores mensais por estados e em nível nacional.
Por Redação
0 commentarios:
Postar um comentário