Tecnologia do Blogger.
11.11.20

Vacina contra covid-19 deverá estar disponível em fevereiro ou março, acredita Geraldo Medeiros

 O grupo de risco inclui pessoas acima de 60 anos de idades, portadores de doenças crônicas como diabetes e ainda trabalhadores da saúde da Paraíba.

O secretário de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), Geraldo Medeiros, acredita que a vacina contra a covid-19 deverá estar disponível para imunizar a população brasileira entre fevereiro e março de 2021. Com isso, a perspectiva é que, por conta da demanda, inicialmente as pessoas do grupo de risco e trabalhadores da saúde deverão ser os primeiros a serem vacinados. 

Para o primeiro semestre, a previsão é de 100 milhões de doses no primeiro semestre e mais 110 ou 140 milhões de doses no segundo semestre de 2021, conforme informou ser uma expectativa do Ministério da Saúde. O secretário, que concedeu entrevista ao programa 'Arapuan Verdade', da Rádio Arapuan FM, desta quarta-feira (11), disse que tem mantido contato com os secretários de saúde, através do CONAS - Conselho Nacional dos Secretários de Saúde. 

"Tem-se evidenciado que o Governo Federal manifesta o seu desejo de centralizar como ocorre em todo tipo de vacinação. então o fluxo deverá ser a compra da vacinar através do Governo Federal e a distribuição equitativamente, proporcionalmente entre todos os Estados", afirmou.

Ainda de acordo com Geraldo Medeiros, a expectativa é que assim que houver uma vacina disponível, ela será distribuída. "Nós temos quatro vacinas no país já na fase 3, e consequentemente acreditamos que em fevereiro e março tenhamos disponível a vacina. É claro que não teremos no quantitativo adequado para vacinação em massa, mas temos certeza, que em março e abril, teremos a vacinação da população de risco", revelou, conforme acompanhou o ClickPB. 

Após o prazo de testes da vacina, que está na terceira fase, ou seja, finalizando, será encaminhada para a Anvisa para homologação e registro que demora aproximadamente dois meses. O grupo de risco inclui pessoas acima de 60 anos de idades, portadores de doenças crônicas como diabetes e ainda trabalhadores da saúde da Paraíba. 

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Vacina contra covid-19 deverá estar disponível em fevereiro ou março, acredita Geraldo Medeiros Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco