Tecnologia do Blogger.
25.10.19

O que é alergia a absorvente e como tratar

alergia a absorvente pode apresentar sintomas desagradáveis como coceira, inchaço e vermelhidão. Esse tipo de desconforto, na maioria das vezes, é causado pelo absorvente descartável, até porque ele é o mais utilizado pelas mulheres. 
A alergia ao absorvente descartável pode ser causada pelos componentes do absorvente ou pela combinação de umidade e calor, que contribuem para a proliferação de bactérias. Independentemente da causa, existem formas de amenizar o problema com compressas e alternativas menos nocivas como o coletor menstrual e o absorvente de pano de algodão orgânico. 
  • Coletor menstrual: vantagens e como usar
  • Algodão orgânico: o que é e suas vantagens

O que causa a alergia?

A maioria das erupções cutâneas causadas pelo uso de absorvente descartável é resultado da dermatite de contato. A dermatite de contato da vulva é conhecida como vulvite.
absorvente descartável é feito de várias camadas de materiais diferentes, com potencial de irritar a pele. Esses materiais podem incluir: 

Folha de trás 

A folha de trás de um absorvente geralmente é feita de compostos chamados poliolefinas. 

Núcleo absorvente

O núcleo absorvente está geralmente entre a folha de trás e a folha da frente. É feito de espuma absorvente e celulose, um material altamente absorvente. Às vezes, também pode conter géis absorventes.

Folha da frente

A folha da frente de um absorvente é a que mais entra em contato com a pele. Exemplos de componentes dessas folhas incluem poliolefinas, bem como óxido de zinco e petrolato, que são frequentemente usados ??em hidratantes da pele.
  • O que é petrolato?

Adesivo

Os adesivos estão na parte de trás do absorvente e servem para prendê-lo na roupa íntima. Alguns são preparados com colas semelhantes às encontradas em bastões de cola para artesanato.

Fragrâncias

Além desses componentes, alguns fabricantes podem adicionar fragrâncias ao absorvente. A pele de algumas mulheres pode ser sensível aos produtos químicos usados ??para dar fragrância. No entanto, a maioria dos absorventes tem fragrância na parte do núcleo do absorvente. Isso significa que é improvável que o núcleo perfumado entre em contato com a pele.

Glifosato

Apesar de haver poucos estudos a respeito dos efeitos do glifosato na vulva, algumas analises preliminares mostraram que o glifosato presente em fraldas pode ir parar na corrente sanguínea das crianças. Esse agrotóxico, muito utilizado na plantação de algodão (que serve de matéria-prima para o absorvente) também está presente nos absorventes descartáveis. Dependendo da forma de exposição, o glifosato pode ser fatal. São necessários estudo para investigar os efeitos desse herbicida em contato com a mucosa vaginal. Entenda melhor esse tema nas matérias: "Fraldas descartáveis: conheça perigos, impactos e alternativas" e "Glifosato: herbicida muito utilizado pode causar doenças fatais".
Embora possam ocorrer erupções cutâneas e irritação alérgica, geralmente é raro. Um estudo calculou uma estimativa 0,7% de erupções cutâneas decorrentes de alergia a um adesivo presente em absorventes.
Além da dermatite causada pelos componentes do próprio absorvente descartável, o atrito causado pelo uso de um absorvente tem o potencial de irritar a pele sensível e causar erupções cutâneas.

Como prevenir e tratar a alergia a absorvente?

Pode levar algumas tentativas e erros para tratar uma erupção cutânea causada por um absorvente. E o ideal é cessar o uso.
  • Use absorventes sem cheiro feitos apenas de algodão orgânico;
  • Use roupas íntimas de algodão soltas para reduzir o atrito;
  • Tente uma marca;
  • Teste o coletor menstrual, o absorvente de pano e a calcinha menstrual;
  • Faça banho de assento com bicarbonato de sódio (saiba como fazer na matéria: "Banho de assento com bicarbonato combate infecções";
  • Troque os absorventes com frequência para evitar que fiquem úmidos e aumentem o risco de irritação.
Trate qualquer alergia a absorvente assim que notar. Erupções cutâneas não tratadas podem levar a infecção por fungos, como a candidíase.
  • Candidíase: conheça causas, sintomas, tipos e saiba tratar

Em quanto tempo melhora?

As erupções cutâneas causadas pelo atrito podem desaparecer dentro de dois a três dias se forem tratadas assim que você notar os sintomas. Erupções cutâneas não tratadas podem se tornar mais graves e levar mais tempo para serem curadas.
Fonte: Cynthia Cobb
eCicle
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: O que é alergia a absorvente e como tratar Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco