Tecnologia do Blogger.
25.10.19

Gripe na gravidez: cuidados caseiros e o que tomar

Basta um espirro em um ônibus lotado para que o vírus da gripe se espalhe entre muitas pessoas. Quem estiver com a imunidade abalada pode desenvolver aqueles sintomas mais conhecidos: coriza, congestão nasal, febre e dor no corpo. Na gravidez, porém, a gripe apresenta os mesmos sintomas, mas eles podem ser mais intensos.
A gripe é uma doença viral que todo mundo já teve na vida. No entanto, durante a gestação, a chance de desenvolver complicações é maior. Por isso, o ideal é que as grávidas tomem a vacina da gripe, já que fazem parte do grupo de risco.
Apesar de o risco de desdobramentos graves ser maior, a grávida que tem gripe pode manter a preocupação no tratamento dos sintomas, que pode ser feito com soluções caseiras. Confira:
Remédios caseiros para gripe na gravidez
Para aliviar a coriza e a congestão nasal, o obstetra Renato Sá, que é coordenador Geral do Centro de Diagnóstico da Perinatal, recomenda lavar as narinas com soro fisiológico e solução hipertônica em forma de spray.
Já para o desconforto na garganta, além do gargarejo com água e sal, alguns chás podem ajudar. "Todos aqueles à base de mel, limão e gengibre são opções caseiras boas. As demais precisam ser avaliadas caso a caso", explica o médico.
O mel possui ação microbiana, então ajuda a aliviar a dor. Já o limão é um anti-inflamatório natural e, por ser rico em vitamina C, fortalece o sistema imunológico e combate os sintomas de cansaço e fadiga. Por último, o gengibre é um potente anti-inflamatório. Veja outros remédios caseiros para dor de garganta.
Caso você queira tomar outros chás para aquecer o corpo, é importante saber que existem alguns que não devem ser ingeridos por gestantes. Entre eles, estão:
  • Chá de boldo
  • Chá verde
  • Chá de canela
  • Chá de hortelã
  • Chá preto
  • Chá de hibisco
Saiba por que esses são chás que as grávidas não podem tomar.
Quando procurar um médico
A inflamação da garganta deve ser tratada com gargarejos. No entanto, se incomodar demais, é hora de conversar com o médico. "É preciso que o profissional examine a paciente para avaliar a presença de pus e a necessidade de antibiótico", explicou Renato.
O mesmo vale para a febre. O médico que está fazendo o pré-natal deve avaliar a prescrição de remédios antitérmicos caso a caso, já que cada gestante tem suas peculiaridades. Por isso, converse com o profissional que acompanha sua gestação para saber quais remédios estão liberados para compor seu kit de emergência.
Quando a gripe se agrava
Caso a gripe nas grávidas se agrave, o feto também pode sofrer. "Se a mãe evoluir para um quadro grave, com insuficiência respiratória, pode acometer o feto pela dificuldade de oxigena-lo adequadamente", explica Renato.
Os sinais de que a gripe em grávidas ultrapassou o comum são:
  • Febre alta
  • Cansaço
  • Falta de ar
  • Taquicardia
Minha Vida
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Gripe na gravidez: cuidados caseiros e o que tomar Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco