Tecnologia do Blogger.
31.3.17

Família pede nova perícia em celular de acusado de chacina na Espanha

Irmão de vítima quer encontrar novas provas em conversas pelo WhatsApp.
'Saber se houve em algum momento premeditação', diz Walfran Campos.


Conversa entre Patrick e Marvin durante o crime motivou família a buscar novos indícios a partir do celular do assassino confesso da chacina (Foto: Reprodução/Polícia Civil da Paraíba)
Foi solicitada à Justiça da Espanha uma nova perícia no celular usado por François Patrick Gouveia, assassino confesso de quatro parentes - crime que ficou conhecido como "chacina de Pioz", em setembro de 2016. O objetivo da acusação é encontrar novas provas que possam fortalecer a participação de Marvin Henriques, amigo com quem Patrick trocou mensagens pelo WhatsApp durante o crime.
O pedido foi feito pelo irmão de Marcos Campos e tio de Patrick Gouveia, Walfran Campos, por meio dos seus representantes na Espanha. A solicitação judicial foi protocolada no início de março e divulgada nesta sexta-feira (31) pela família.
Janaína Américo, o marido dela, Marcos Nogueira, e os filhos do casal de 1 e 4 anos de idade foram encontrados mortos e esquartejados em um chalé na cidade espanhola, em 18 de setembro do ano passado. Patrick Gouveia, sobrinho de Marcos, se entregou à polícia da Espanha e confessou o crime em 19 de outubro. As urnas com as cinzas da família chegaram em João Pessoa em 10 de janeiro, quatro meses depois, e as vítimas foram enterradas.
Walfran Campos explicou ao G1 que a nova perícia no celular de Patrick pode apresentar evidências de uma troca de informações entre o assassino confesso e o amigo, no Brasil, dias antes do crime. "A família sabe que Patrick mantinha um contato constante com Marvin pelo celular, os dois conversavam muito. Por isso, a gente quer saber se houve em algum momento uma premeditação, se o amigo passou alguma ajuda, se Patrick chegou a comentar que já pretendia cometer essa barbaridade", explicou.
Ainda de acordo com o irmão de uma das vítimas da chacina, a princípio, o próprio Patrick Gouveia teria excluído muita coisa do celular após o crime, para dificultar na coleta de provas em um eventual processo. "Estou lutando praticamente só nesse processo", lamentou Walfran Campos.

A família de Marcos explica que as novas buscas devem também ajudar a polícia a descobrir se Patrick conversou sobre a chacina ou a ideia de matar os tios e primos com mais outras pessoas além de Marvin. A decisão da justiça espanhola sobre o pedido de nova perícia no celular de Patrick Gouveia deve sair até a primeira quinzena de abril, ainda de acordo com a Walfran Campos.
Marvin Correia (esquerda) se tornou réu após ter ajudado o amigo Patrick Nogueira (direita) a matar o tio Marcos Campos (Foto: Reprodução/Twitter)Marvin Correia (esquerda) e Patrick Nogueira (direita) respondem pela morte de Marcos Campos (Foto: Reprodução/Twitter)

Patrick quer escrever livro na prisão
Walfran Campos, que também é partente do assassino confesso da chacina de Pioz, comentou que Patrick teria comentado com os familiares mais próximos que tem o objetivo de escrever um livro na prisão. O conteúdo do futuro livro não foi informado. "O caso abalou muito nossa família como um todo, mas todos nós entendemos que o que Patrick fez somente ele pode responder. Ele é adulto e respondia pelos próprios atos quando decidiu fazer aquilo com meu irmão e a família dele", completou.
Família pede indenização à justiça espanhola
A família de Marcos Campos Nogueira, uma das vítimas mortas na chacina de Pioz, entrou com ação na Justiça espanhola no dia 25 de fevereiro pedindo indenização contra o governo da Espanha no valor de 1,5 milhão de euros. Walfran Campos, irmão de Marcos e um dos requerentes, disse ao G1 que o pedido é para reparar os gastos com todo o processo de acompanhamento da família durante o desenrolar do caso e pelo fato de o poder público espanhol não ter garantido a segurança do irmão e da família.
Do G1 PB
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: Família pede nova perícia em celular de acusado de chacina na Espanha Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco