Tecnologia do Blogger.
30.9.14

Outubro Rosa: Campanha de prevenção do câncer de mama começa nesta quarta-feira

Secretaria da Saúde já mobiliza os municípios paraibanos a realizar diversas atividades voltadas à população feminina

 

    Reprodução:Portal Correio
Palácio da Redenção, Outubro Rosa
Começa nesta quarta-feira (1º), às 9h, na Maternidade Frei Damião, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, a Campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de sensibilizar e alertar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A campanha é promovida pela ONG Amigos do Peito.

Neste primeiro dia, intitulado “Ação Dia do Peito”, o Governo do Estado, a ONG Amigos do peito do Hospital Napoleão Laureano, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e representantes de vários segmentos da sociedade unirão forças para dar acessibilidade às mulheres paraibanas, a partir dos 40 anos, a um atendimento especializado na área de mastologia, disponibilizando consultas, agendamento e, se possível, a realização da mamografia no próprio Laureano, e em casos específicos, dando continuidade às medidas necessárias para que as pacientes possam iniciar o tratamento adequado ao seu caso.

De acordo com a programação da abertura da campanha, a ONG realizará uma palestra sobre as formas de prevenção do câncer de mama e logo em seguida, será oferecido um café da manhã aos funcionários, pacientes e familiares.
A gerente do Núcleo de Saúde da Mulher, Cíntia Regina Silva, informou que a SES está mobilizando os municípios para realizar diversas atividades voltadas à população feminina.
A campanha Outubro Rosa teve início na década de 90 nos Estados Unidos e ganhou repercussão e adesão em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. A ação começou a ser aderida por instituições e entidades brasileiras em 2002.

 “A ação de iluminar com a cor rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu posteriormente e hoje assumiu importante papel na campanha, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo”, explica Charlene de Oliveira Pereira, psicóloga sanitarista da SES.

A doença
O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países desenvolvidos, como em desenvolvimento. Suas taxas de incidência variam entre as regiões, com as maiores taxas em 2012 na Europa Ocidental (96/100 mil) e as menores na África Central e na Ásia Oriental (27/100mil)
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados no Brasil em 2014 57.120 casos novos, com risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres; enquanto que nas capitais do país, estima-se 19.170 casos novos com um risco estimado de 80,67.
Na Paraíba, são esperados 750 casos novos. O Estado apresenta uma taxa de 37,62 para cada 100 mil mulheres. Em João Pessoa, estima-se 260 casos novos, com um risco estimado de 66,48 em cada 100 mil mulheres.

Conforme a base de dados do Datasus/MS, no ano de 2013, 212 mulheres morreram na Paraíba vítimas de câncer de mama, e até agosto deste ano foram 130 óbitos.
Alguns fatores de risco para desenvolver o câncer de mama são bem conhecidos, como o envelhecimento, a vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, sedentarismo, entre outros.
Atualmente, a Paraíba conta com 28 mamógrafos na rede pública de saúde nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa, Princesa Izabel e Pombal.


  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook
Item Reviewed: Outubro Rosa: Campanha de prevenção do câncer de mama começa nesta quarta-feira Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco