Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e acusa Lula e Moraes de atacar Bolsonaro, a liberdade de expressão e o comércio com os EUA.
O governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (14) uma tarifa de 50% sobre produtos exportados do Brasil a partir de 1º de agosto. A medida foi acompanhada de duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Em publicação oficial na rede social X (antigo Twitter), o subsecretário Darren Beattie declarou que Trump está impondo "consequências há muito esperadas" ao STF e ao governo brasileiro. Segundo ele, a decisão se deve a supostos ataques contra Jair Bolsonaro (PL), à liberdade de expressão e ao comércio bilateral com os Estados Unidos.
“Tais ataques são uma vergonha e estão muito abaixo da dignidade das tradições democráticas do Brasil”, afirma o comunicado.
A mensagem, direcionada diretamente a Lula e Moraes, também indica que o governo americano está monitorando o julgamento do ex-presidente Bolsonaro, réu em ação que investiga tentativa de golpe de Estado.
A carta enviada por Trump ao presidente brasileiro menciona como justificativa para o tarifaço o que chamou de "centenas de ordens de censura secretas e injustas" contra plataformas de redes sociais norte-americanas, além do processo judicial contra Bolsonaro. Para o líder americano, esses fatores configuram interferência política e violação à liberdade de expressão.
A nova tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros entrará em vigor no dia 1º de agosto e representa um novo capítulo nas tensões diplomáticas e comerciais entre os dois países. Até o momento, o governo brasileiro não se manifestou oficialmente sobre as declarações ou sobre as sanções anunciadas por Trump.
Por Redação





0 commentarios:
Postar um comentário