Tecnologia do Blogger.
15.7.25

Trump impõe tarifa de 50% a produtos do Brasil e critica Lula e Moraes

 Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e acusa Lula e Moraes de atacar Bolsonaro, a liberdade de expressão e o comércio com os EUA.

O governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (14) uma tarifa de 50% sobre produtos exportados do Brasil a partir de 1º de agosto. A medida foi acompanhada de duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

 

Em publicação oficial na rede social X (antigo Twitter), o subsecretário Darren Beattie declarou que Trump está impondo "consequências há muito esperadas" ao STF e ao governo brasileiro. Segundo ele, a decisão se deve a supostos ataques contra Jair Bolsonaro (PL), à liberdade de expressão e ao comércio bilateral com os Estados Unidos.

 

“Tais ataques são uma vergonha e estão muito abaixo da dignidade das tradições democráticas do Brasil”, afirma o comunicado.

 

A mensagem, direcionada diretamente a Lula e Moraes, também indica que o governo americano está monitorando o julgamento do ex-presidente Bolsonaro, réu em ação que investiga tentativa de golpe de Estado.

 

A carta enviada por Trump ao presidente brasileiro menciona como justificativa para o tarifaço o que chamou de "centenas de ordens de censura secretas e injustas" contra plataformas de redes sociais norte-americanas, além do processo judicial contra Bolsonaro. Para o líder americano, esses fatores configuram interferência política e violação à liberdade de expressão.

 

A nova tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros entrará em vigor no dia 1º de agosto e representa um novo capítulo nas tensões diplomáticas e comerciais entre os dois países. Até o momento, o governo brasileiro não se manifestou oficialmente sobre as declarações ou sobre as sanções anunciadas por Trump.

 

Por Redação

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Trump impõe tarifa de 50% a produtos do Brasil e critica Lula e Moraes Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco