Tecnologia do Blogger.
24.3.23

Maior asteroide a se aproximar desde 2019 passará em distância menor do que a da Lua

 Segundo a Nasa, a aproximação máxima do 2023 DZ2 ocorre neste sábado, e o afastamento, na segunda-feira, dia 27.

A Nasa calculou que o asteroide 2023 DZ2 se aproximará da Terra, neste sábado, passando "aqui do lado" por uma distância menor do que a que separa a Lua da Terra. Enquanto o satélite natural está a 384,4 mil quilômetros longe do centro do planeta, o asteroide passará a "apenas" 172,9 mil quilômetros, correspondendo a 0,00117 unidades astronômicas ou 0,45 unidades de distância lunar.

Além de impressionar pela aproximação, este também será o maior asteroide a passar "perto" do planeta desde 2019. Acredita-se que o 2023 DZ2 poderá ser visto por pessoas experientes através de telescópios pequenos. Ele deverá começar a se afastar a partir da próxima segunda-feira, dia 27.

Com um diâmetro estimado na ordem de 50 metros — aproximadamente um prédio de 16 andares — e uma provável forma alongada, o 2023 DZ2 foi descoberto em 27 de fevereiro pelo Telescópio Isaac Newton no Observatório de Roque de los Muchachos, em La Palma, nas Ilhas Canárias, da Espanha.

Os cientistas apontam ainda que ele deve voltar em 2026. Quanto a este retorno, a Nasa explicou que, pouco depois que a descoberta do 2023 DZ2 foi anunciada, a probabilidade de impacto prevista para daqui a três anos indicava 0,2%. No entanto, uma nova astrometria mostrou que a chance disso acontecer caiu "em muitas ordens de magnitude", de forma que agora é "incrivelmente pequena".

A passagem mais próxima do asteroide tem observação prevista pelo Australia Telescope Compact Array. Outras antenas na Austrália e no Japão também podem receber transmissões de Canberra e Goldstone. 2023 DZ2 também é alvo de uma campanha de observação coordenada pela Rede Internacional de Alerta de Asteroides (IAWN, na sigla em inglês).

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Maior asteroide a se aproximar desde 2019 passará em distância menor do que a da Lua Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco