Tecnologia do Blogger.
28.2.23

Após 'crise dos balões', Rússia capta objeto não identificado no céu

 Voos na cidade, a segunda maior do país, chagaram a ser suspensos, mas já foram retomados. Governo russo ainda não informou se sabe a origem do objeto.

A Rússia detectou nesta terça-feira (28) um objeto não identificado na região de São Petersburgo, a segunda maior cidade russa, no oeste do país. Autoridades locais decidiram fechar o espaço aéreo e chegaram a cancelar todos os voos desta manhã chegando e saindo do aeroporto Pulkovo, o principal da cidade.

Os voos já foram retomados, e o espaço aéreo, que ficou fechado em um raio de 200 quilômetros ao redor do aeroporto, foi reaberto por volta do meio-dia no horário local (06h no horário do Brasil). O governo russo, no entanto, ainda não havia informado se já sabe a origem do objeto até a última atualização desta notícia.

O presidente russo, Vladimir Putin, foi informado da situação mas não deve se pronunciar sobre o caso, segundo informou o Kremlin após o episódio.

Segundo a agência de notícias russa RIA Novosti, o objeto voador foi detectado por serviços de emergência da cidade. A imprensa local afirmou que caças das Forças Aéreas chegaram a sobrevoar os céus de São Petersburgo em busca do objeto, mas não encontraram nada.

Dados do site FlightRadar24, que monitora voos em tempo real no mundo inteiro, mostraram uma série de voos com destino a São Petersburgo retornando aos seus destinos na terça-feira. O fechamento aéreo também afetou voos a caminho do enclave russo de Kaliningrado, que têm de sobrevoar o espaço aéreo de São Petersburgo e fizeram desvios.

Crise dos balões

O episódio ocorre em meio a uma série de outros objetos voadores não identificados e um balão nos céus dos Estados Unidos que colocou Washington e Pequim em uma crise diplomática sem precendentes nos últimos anos.

No início de fevereiro, um balão do tamanho de três ônibus começou a ser visto nos céus da costa oeste dos Estados Unidos. Rapidamente, o Pentágono detectou o objeto e afirmou ser um balão chinês. Pequim reconheceu se tratar de um equipamento de seu país, mas alegou fins de pesquisa meteorológica e científica.

Washington retrucou e acusou o governo chinês de espionagem. Dias depois, forças dos EUA derrubaram o balão e afirmaram ter encontrado radares de espionagem nele.

O governo norte-americano colocou em estado de alerta as Forças Aéreas, que, em uma sequência de três dias, encontraram e derrubaram outros três objetos voadores, desta vez não identificados.

Países como China e Uruguai também afirmaram ter detectado objetos não identificados em seu espaços aéreos.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Após 'crise dos balões', Rússia capta objeto não identificado no céu Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco