Tecnologia do Blogger.
27.2.23

Aneel mantém bandeira verde em março e conta de luz segue sem taxa adicional

 Segundo o órgão regulador, as condições para a geração no país estão favoráveis, cenário que se mantém desde abril de 2022.

A bandeira tarifária continuará verde — ou seja, sem a cobrança de valor adicional — nas contas de luz de março para todos os brasileiros. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo o órgão regulador, as condições para a geração no país estão favoráveis, cenário que se mantém desde abril de 2022.

A bandeira verde será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos usuários).

O objetivo desse modelo tarifário — quando a bandeira está amarela ou vermelha — é desestimular o consumo de energia elétrica, com cobranças extras nas contas, quando as condições de geração no país não são favoráveis.

A ideia é evitar o acionamento de usinas termelétricas, que geram energia mais cara, quando os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas estão baixos, em função da redução das chuvas.

O sistema de bandeiras "possibilita que os consumidores conheçam mensalmente a situação da geração de energia", ressaltou Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel.

O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015.

Mantida desde abril

A bandeira tarifária passou a ser verde para todos os consumidores brasileiros em 16 de abril de 2022, quando terminou a vigência da bandeira de escassez hídrica, instituída de forma emergencial por conta do baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e da necessidade de acionamento de termelétricas.

Para os beneficiários de baixa renda, que usufruem da tarifa social de energia elétrica e ficaram de fora da cobrança adicional decorrente da escassez hídrica, a bandeira é verde desde dezembro de 2021.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Aneel mantém bandeira verde em março e conta de luz segue sem taxa adicional Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco