Tecnologia do Blogger.
23.1.23

Opera Paraíba Pediátrico começa com cirurgias de hérnia e fimose e atenderá outras especialidades para crianças

 Haverá, ainda nos próximos dias, outros tipos de cirurgias atendidos no Hospital Arlinda Marques e Hospital de Trauma, ambos em João Pessoa, e no Hospital Inaldo Leite, em Patos.

Foi iniciado, nesta segunda-feira (23), o Opera Paraíba Pediátrico. O programa vai atender 100 crianças e adolescentes, 25 por dia, em quatro dias (23, 26, 28 e 29/01) no Hospital de Clínicas de Campina Grande, com cirurgias de hérnia e de fimose (postectomia). Haverá, ainda nos próximos dias, outros tipos de cirurgias atendidos no Hospital Arlinda Marques e Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, ambos em João Pessoa, e no Hospital Inaldo Leite, em Patos, no Sertão paraibano.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, "o cadastro do Opera Paraíba acontece junto às Unidades de Saúde da Família (USF's) e junto às Secretarias Municipais. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria de Estado da Saúde." Ele explicou, conforme obtido pelo ClickPB junto à SES-PB, que o usuário do SUS também pode cadastrar a criança ou adolescente no site operaparaiba.pb.gov.br. É necessário preencher os dados pessoais e anexando comprovante de residência, exames e laudos médicos.

"O Opera Paraíba já contempla com maestria as cirurgias destinadas a adultos, atendendo paraibanos de todas as regiões com procedimentos nas mais diversas especialidades. Agora, por determinação do governador João Azevêdo, as crianças e adolescentes serão prioridade, com o objetivo de reduzir a demanda existente", explica o diretor técnico do Hospital de Clínicas, Thyago Morais.

O Hospital de Clínicas já realiza diariamente procedimentos, por meio do programa, nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica, urológica, oftalmológica, otorrinolaringologia, cirurgias de proctologia, vascular, ortopédicas, mastectomias, bariátricas e odontológicas para pessoas com necessidades especiais. Crianças portadoras do Pé Torto Congênito (PTC) também já são beneficiadas com as cirurgias corretivas.

Em 2022, o Hospital de Clínicas registrou a realização de mais de 8,5 mil cirurgias somente na unidade, contribuindo para o cumprimento da meta geral de 20 mil cirurgias no ano. Desde o início do programa, em 2019, o Opera Paraíba já contemplou mais de 33 mil paraibanos.

"A meta do Governo do Estado é realizar mil cirurgias pediátricas até março em várias regiões do estado, levando saúde de qualidade para perto dos paraibanos, sem a necessidade de deslocamento para cidades maiores", disse o secretário Jhony Bezerra.

O governador João Azevêdo comentou sobre o Opera Paraíba Pediátrico:

Por ClickPB
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Opera Paraíba Pediátrico começa com cirurgias de hérnia e fimose e atenderá outras especialidades para crianças Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco