Tecnologia do Blogger.
26.1.23

Fiocruz: síndrome respiratória por Covid-19 está em queda em quase todo o país

 Vírus sincicial respiratório (VSR), que apresentava crescimento entre crianças, também teve uma diminuição

A nova edição do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira, mostra que os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados pela Covid-19 pararam de crescer no país, e estão em queda em praticamente todos os estados brasileiros. A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe do Ministério da Saúde (Sivep-Gripe) até o dia 23 de janeiro.

"A maior parte do país está voltando a patamares significativamente baixos de Covid-19 em comparação com o histórico. Felizmente, não há sinal de retomada do crescimento nesse começo de ano”, afirma o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, em comunicado.

O documento mostra ainda que os casos de SRAG causados pelo vírus sincicial respiratório (VSR), que causa a bronquiolite infantil, também pararam de crescer em todas as unidades federativas e começaram a diminuir, à exceção do Distrito Federal, que ainda apresenta estabilidade em patamar elevado.

“O crescimento foi interrompido (no DF), mas ainda há um volume de internações semanais relativamente constante”, alerta Gomes.

Na faixa etária de 0 a 4 anos, o VSR também ainda apresenta uma presença expressiva no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e nos três estados da região Sul, embora em trajetória de queda nas semanas mais recentes.

Considerando todas as faixas etárias, nas últimas quatro semanas, a prevalência dos casos de SRAG associados à Covid-19 foi de 71,3%. No levantamento anterior, o percentual estava em 77,8% – o que mostra o recuo em relação ao impacto da doença nas internações. Enquanto isso, 18,8% foram causados pelo VSR, enquanto antes essa proporção era de 12,6%, também uma queda.

Outros 0,9% dos casos foram associados ao Influenza A, e 0,7% ao Influenza B – ambos causam a gripe. Entre os óbitos, os percentuais foram de 94,7% para o novo coronavírus; 1,5% para o VSR e 1,1% para o Influenza A. Não houve mortes ligadas ao Influenza B.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Fiocruz: síndrome respiratória por Covid-19 está em queda em quase todo o país Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco