Tecnologia do Blogger.
30.1.23

Bolsonaro deu entrada em pedido de visto de turismo nos EUA, diz jornal britânico

 Financial Times conversou com advogado do ex-presidente, que confirmou início do processo

O ex-presidente Jair Bolsonaro deu entrada em um pedido para um visto de turismo que o permita permanecer nos Estados Unidos por mais seis meses, disse um de seus advogados ao jornal britânico Financial Times. A solicitação coincide com o aumento das dúvidas sobre por quanto tempo o ex-mandatário pretende permanecer na Flórida, para onde foi dois dias antes do fim de seu mandato.

Um dos representantes de Bolsonaro, o advogado Felipe Alexandre, disse que o pedido foi recebido pelas autoridades americanas na sexta-feira. Ao FT, Alexandre disse ter aconselhado Bolsonaro a não deixar o território americano enquanto o visto é processado, algo que pode levar alguns meses.

— Eu acho que a Flórida será sua casa temporária fora de casa — disse o advogado ao jornal britânico. — Agora, com essa situação, acho que ele precisa de um pouco de estabilidade.

Não se sabe oficialmente com qual tipo de visto o ex-presidente entrou nos EUA, e o governo americano não comenta o assunto. Dado que Bolsonaro ainda ocupava o Planalto quando chegou à Flórida e fez o voo em um avião oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), o mais provável é que tenha ingressado nos EUA com o visto do tipo A-1, reservado para representantes de países estrangeiros.

Pelas regras listadas no site do Departamento de Estado, qualificam-se para o visto A-1 quem viaja "representando seu governo nacional exclusivamente para se engajar em atividades oficiais de tal governo". Quando o portador deixa de estar engajado em atividades oficiais, como é o caso do ex-presidente, ele fica incumbido de deixar o país em um mês — prazo que chegou ao fim nesta sexta — ou pedir uma mudança de visto em 30 dias.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Bolsonaro deu entrada em pedido de visto de turismo nos EUA, diz jornal britânico Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco