Tecnologia do Blogger.
1.12.22

Senado avalia projeto do ex-senador paraibano Raimundo Lira ​para aumentar prazo de registro de armas

 Tramita no Senado um projeto de autoria de Raimundo Lira para aumentar para dez anos o prazo mínimo para renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) analisou o PLS 367/2018, de autoria do ex-senador Raimundo Lira (PB), que altera o Estatuto do Desarmamento a fim de aumentar para 10 anos o prazo mínimo para renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo (Craf). O projeto seguirá para análise terminativa na CCJ.

Raimundo Lira destaca que é preciso ampliar esse prazo de renovação. “Em outras palavras, é um documento ligado à propriedade e à posse de uma arma de fogo. O projeto, portanto, não é sobre porte de arma. De acordo com o Estatuto do Desarmamento, a renovação do Craf se dá em prazo igual ou superior a 3 anos. Atualmente, tendo em vista o Decreto 9.845, de 2019, esse prazo já é de 10 anos, mas, por constar somente de regulamento, é um tanto precário, devendo ser positivado em lei para conferir segurança jurídica”, avaliou o senador.

A matéria é relatada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), favorável à aprovação. A matéria será analisada na sequência pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em decisão terminativa.

O Craf é um documento que autoriza a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residência ou domicílio, ou em alguma dependência desses, ou, ainda, no local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsável legal pelo estabelecimento ou empresa.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Senado avalia projeto do ex-senador paraibano Raimundo Lira ​para aumentar prazo de registro de armas Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco