Tecnologia do Blogger.
5.12.22

Beatificação de Isabel Cristina: Santuário da Piedade realiza três dias de orações em homenagem

 Tríduo preparatório ocorre entre quarta (7) a sexta-feira (9) em Barbacena. Jovem mineira foi brutalmente assassinada aos 20 anos em 1982 por um homem que montava um guarda-roupa na casa dela, em Juiz de Fora.

O Santuário da Piedade, em Barbacena, realiza entre quarta (7) a sexta-feira (9) o tríduo preparatório para a beatificação de Isabel Cristina Mrad Campos. A brasileira foi brutalmente assassinada aos 20 anos em 1982, na cidade de Juiz de Fora, por um homem que montava um guarda-roupa na casa dela.

Em outubro de 2020, ela teve o martírio reconhecido pelo Papa Francisco, mas devido à pandemia, a solenidade será realizada mais de dois anos depois, no próximo dia 10 de dezembro, conforme divulgado pela Arquidiocese de Mariana.

Conheça mais abaixo sobre o tríduo preparatório, um pouco da vida da futura beata, como ocorre o processo na Igreja Católica e a Oração da Serva de Deus

Tríduo preparatório

Durante os três dias consecutivos, que antecedem a solenidade de beatificação de Isabel Cristina, a comunidade estará em clima de oração.

Para isso, a equipe Arquidiocesana de Liturgia construiu um material de instrução para os fiéis, destinando um assunto para cada dia.

De acordo com o padre Lucas Germano, assessor da Dimensão Litúrgica da Arquidiocese, o tríduo foi alinhado com os seguintes temas. "1° dia: Quem foi Isabel Cristina; 2° Dia: O martírio; e 3° Dia: O processo de Beatificação", explicou.

Ainda segundo padre Lucas Germano, rezar o tríduo pode ajudar a comunidade conhecer a história de Isabel Cristina e se preparar para o dia da beatificação.

"Desde o Cristianismo nascente sabemos que o Sangue dos Mártires fecunda a fé de novos cristãos. Vivenciar a história de uma cristã de nossa época, de nossa terra, pessoa que viveu os valores de Cristo e por acreditar nesses valores foi capaz de doar sua própria vida, é um convite também para renovar a nossa fé. A vida de uma beata é como que o Evangelho sendo vivido de uma forma muito linda e descomplicada, mostrando-nos que é possível assumir os ensinamentos do Mestre Jesus em todo e qualquer tempo", complementou.

O tríduo acontecerá em 7, 8 e 9 de dezembro, às 19h, no Santuário da Piedade. Esses três dias também serão transmitidos pelas redes sociais da Arquidiocese de Mariana.

Quem foi Isabel Cristina?

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu em 29 de julho de 1962, em Barbacena. Filha de José Mendes Campos e Helena Mrad Campos, ela se mudou para Juiz de Fora em 1982, para fazer um curso pré-vestibular para medicina.

No dia 1º de setembro do mesmo ano, um homem contratado para montar um guarda-roupa no apartamento onde ela morava com o irmão, tentou violentá-la. Isabel enfrentou à violência, mas foi golpeada por uma cadeira na cabeça, amarrada, amordaçada e teve as roupas rasgadas. Como resistiu ao estupro, ela foi morta com 15 facadas, aos 20 anos.

Conforme a Arquidiocese de Mariana, Isabel tinha uma vida normal, estudava, namorava e participava de festas, mas tinha uma vida de oração, era dedicada à Igreja Católica e sonhava em ser pediatra para ajudar crianças carentes.

A forma como foi morta, mas sobretudo como viveu, motivou um grupo de pessoas a entrar com o pedido do processo para a beatificação da mineira.

Como Isabel foi batizada e fez a Primeira Comunhão na Matriz da Piedade de Barbacena, pela ligação afetiva dos pais dela com a paróquia, foi decidido que os restos mortais ficariam no Santuário da Piedade.

Isabel Cristina Mrad Campos, Serva de Deus que será beatificada em Barbacena. — Foto: Paróquia Nossa Senhora da Piedade/Divulgação

Processo de beatificação

A solicitação para a abertura do processo de beatificação foi aceita por Roma em 2001, quando foi instalado o procedimento na Arquidiocese de Mariana e Isabel Cristina recebeu o título de Serva de Deus.

O processo foi conduzido por um Tribunal Eclesiástico instituído por Dom Luciano, que colheu depoimentos de quase 60 pessoas, reunindo documentos, ouvindo testemunhos, para formalizar o procedimento.

Depois de oito anos de estudos e pesquisas, em 2009, os restos mortais de Isabel foram transferidos para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade e, logo após, em 1º de setembro daquele ano, o arcebispo emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, encerrou o processo ao nível arquidiocesano.

Em outubro de 2020, o Papa Francisco reconheceu o martírio de Isabel Cristina. A morte violenta foi considerada pelos católicos como um martírio e os fiéis compararam a jovem à santa Maria Goretti, que também morreu lutando contra o agressor dela.

O túmulo dela fica no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, e recebe muitas visitas de fiéis, que são devotos da Serva de Deus, rezam para ela e pedem graças.

Linha do tempo do processo de beatificação de Isabel Cristina

  • 26 de janeiro de 2001: a solicitação para o processo de beatificação foi aceita por Roma, e Isabel Cristina recebeu do Vaticano o título de Serva de Deus.
  • 1º de setembro de 2009: foi encerrado no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, o processo de beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina Mrad Campos, na fase arquidiocesana.
  • 27 de outubro de 2020: o Papa Francisco autorizou que o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Dom Marcello Semeraro, promulgasse decreto reconhecendo o martírio de Isabel Cristina.
  • 10 de dezembro de 2022: celebração solene com o rito de beatificação presidida pelo Prefeito do Dicastério da Causa dos Santos, o Eminentíssimo Senhor Cardeal Marcello Semeraro.

Oração pela beatificação

"Pai, Filho e Espírito Santo, adoramos-Vos e bendizemos-Vos, pela força e coragem que dais a muitos de vossos filhos.
Há tantas almas generosas, que nos elevam pelo seu exemplo!
Sede louvada, Trindade Santa, na pessoa da Serva de Deus Isabel Cristina, que deu a vida em defesa de sua pureza e virgindade.
Dai-nos a graça de imitá-la e, se for de Vosso agrado, concedei-lhe a honra dos altares, como recompensa de sua oblação. Assim seja!"

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Beatificação de Isabel Cristina: Santuário da Piedade realiza três dias de orações em homenagem Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco