Tecnologia do Blogger.
10.11.22

Criança recorta dinheiro para lição de casa e apavora pais: 'Socorro!'

 Ao invés de recortar figuras de revistas e jornais, usou cédulas de dinheiro, para o desespero da mãe.

Uma criança decidiu fazer diferente na hora de responder a atividade de casa que tinha como tema "animais que precisam de água para sobreviver". Ao invés de recortar figuras de revistas e jornais, usou cédulas de dinheiro, para o desespero da mãe.

O relato dessa situação inusitada viralizou no TikTok.

"Eis que a criança tem um 'para casa' para fazer: 'corte animais de revistas ou de jornais que precisam de água para sobreviver'. Ele cortou. Quem não vai sobreviver é ele, depois que o pai dele ver o que ele cortou", disse a mãe na publicação, feita na segunda-feira, 7, e que já tem mais de 1,2 milhão de visualizações na rede social.

A criança recortou os animais de notas de 2, 10, 50 e 100 reais. Nos comentários, usuários disseram que gostariam de ver a correção da professora sobre a atividade. Já outros usuários da plataforma indicaram que a mulher poderia levar as cédulas ao banco, para que fossem trocadas. 

Cédulas podem perder o valor

Mas a sugestão é válida até um certo ponto. As notas de real que forem rasgadas, manchadas ou rabiscadas podem ser trocadas, dependendo do tamanho do dano.

No caso das notas recortadas, se mais da metade do tamanho original estiver faltando, as cédulas acabam perdendo o valor, segundo o Código Civil Brasileiro. O documento esclarece ainda que, quando o dinheiro sai do banco, não é mais de propriedade do Tesouro Nacional e, por isso, caso seja danificado, deixa de ter valor.

No caso das notas marcadas com rabiscos, o valor é válido apenas para depósito, pagamento ou troca em bancos. Neste caso, elas são trocadas pelo valor integral, e, depois, devem ser destruídas. 

É recomendado que as notas não sejam rasuradas com riscos, escritas ou grampos, e nem que sejam amassadas e rasgadas. Assim, é possível evitar gastos públicos e reduzir o impacto ambiental. Mais informações estão disponíveis no site do Banco Central.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Criança recorta dinheiro para lição de casa e apavora pais: 'Socorro!' Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco