Tecnologia do Blogger.
21.10.22

João Pessoa alcança a marca de 92,17% de vacinação contra Poliomielite e segue em 1º no ranking no Brasil

 Na oportunidade, as salas de vacinas funcionarão até as 16h para que crianças e adolescentes menores de 15 anos possam também atualizar a caderneta e ficar em dia com a saúde.

João Pessoa atingiu a marca de 92,17% de vacinação contra Poliomielite. No total, são 37.984 crianças imunizadas na Capital e o município se mantém em primeiro lugar no ranking das capitais no Brasil para a cobertura vacinal contra Paralisia Infantil, o desafio segue com todas as Equipes de Saúde da Família para ampliar essa cobertura e alcançar a meta determinada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95% do público-alvo protegido.

Neste sábado (22), faltando poucos dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação, a Prefeitura de João Pessoa realiza o ‘Dia D’ de mobilização para quem ainda não pôde levar as crianças a uma das salas de vacina da rede municipal. Na oportunidade, as salas de vacinas funcionarão até as 16h para que crianças e adolescentes menores de 15 anos possam também atualizar a caderneta e ficar em dia com a saúde.

Neste ‘Dia D’ as salas ativas para Campanha ofertarão todas as vacinas que compõem o calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Além da vacina da Poliomielite, para crianças menores de cinco anos, ofertaremos as vacinas dos adolescentes e adultos, que precisam atualizar a caderneta. Os imunizantes da Campanha de Influenza e Covid-19 também serão administrados em todos os serviços disponíveis”, explicou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de João Pessoa.

A campanha contra a Polio, que teve início no dia 8 de agosto, segue até o dia 31 de outubro destinada às crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e a Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

1º lugar contra Poliomielite – No território nacional, João Pessoa segue em primeiro lugar entre as capitais, na frente de Macapá (86,38%), Belo Horizonte (76,05%), Aracaju (70,30%), Florianópolis (67,00%), Vitória (67,78%), São Paulo (63,55%), Manaus (58,83%), Recife (54,82%) e Palmas (54,17%).

Para a vacinação é necessário que pais e/ou responsável levem o cartão de vacina da criança ou do adolescente, que será avaliado pelos profissionais de Saúde para determinar quais esquemas vacinais são necessários atualizar e/ou iniciar.

Para receber o imunizante da Poliomielite será avaliada a situação vacinal da criança menor de 1 ano de idade, considerando o esquema básico de vacinação com VIP (D1, D2 e D3), sendo atualizada a caderneta em caso de esquemas em atraso ou não iniciado. Já as crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias) que já receberam as três doses de VIP, deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

Paralisia Infantil – Entenda os riscos da Poliomielite e como você pode ajudar a não deixar esta ameaça retornar ao Brasil acessando o site.

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como alto o risco da volta da Paralisia Infantil no Brasil, colocando o país em alerta máximo. O vírus da Polio ainda circula no mundo e, neste ano, foram registrados casos em Israel e Estados Unidos que, assim como no Brasil, estavam há muitos anos sem registro de casos da doença.

Confira os pontos de vacinação neste sábado (22):

Unidades de Saúde da Família (USF) – das 8h às 16h
Centro Municipal de Imunização (CMI) – das 8h às 16h
Mangabeira Shopping – das 8h às 16h
Ponto extra no Residencial Vieira Diniz – das 8h às 12h

Unidades de Saúde da Família que funcionarão APENAS das 8h às 12h

– USF Torre I
– USF Alto do Mateus I
– USF Alto do Mateus VI
– USF Novais I
– USF Mumbaba

Unidades de Saúde da Família que NÃO funcionarão:

– USF Integrada Nova Conquista
– USF Integrada Jardim Planalto
– USF Cruz das Armas IV
– USF Integrada Rosa de Fátima
– USF Alto 2
– USF Ilha do Bispo
– USF Matinha 1
– USF Roger 3
– USF Viver Bem
– USF Novais VI

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: João Pessoa alcança a marca de 92,17% de vacinação contra Poliomielite e segue em 1º no ranking no Brasil Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco