Tecnologia do Blogger.
22.8.22

Investigação: Idosos denunciam agressões e exploração financeira; 202 denúncias foram registradas na Capital só em 2021

 A violência contra o idoso pode ser caracterizada por diversas formas, entre elas exploração financeira, negligência familiar e agressões físicas e psicológicas.

A Delegacia Especializada do Idoso, localizada no centro de João Pessoa, realizou 202 inquéritos policiais e 103 medidas protetivas. A média de atendimento é de 15 pessoas por dia. A delegada Vera Soares revela que, muitas vezes, os idosos procuram o local, para desabafar sobre conflitos familiares e se informar sobre seus direitos: “Aqui eles encontram o acolhimento necessário e são encorajados a recuperar a autonomia de sua vida. Se o idoso é lúcido, ele tem condições de administrar sua vida”, afirmou.

A violência contra o idoso pode ser caracterizada por diversas formas, entre elas exploração financeira, negligência familiar e agressões físicas e psicológicas. A diferença agora é que os idosos estão mais informados e encorajados a denunciar.

De acordo com o art. 10, parágrafo 3 do Estatuto do Idoso “É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”. Após receber a denúncia anônima, a Delegacia do Idoso realiza a investigação para não cometer injustiça.

As agentes femininas realizam uma visita surpresa na casa do idoso, conversando com ele em particular. “A melhor hora de fazer a visita é pela manhã, se o idoso estiver limpinho e aparentemente alimentado não há indícios de maus-tratos. Quando a denúncia não procede, muitas vezes, é provocada por desavenças familiares”, revelou a delegada.

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Investigação: Idosos denunciam agressões e exploração financeira; 202 denúncias foram registradas na Capital só em 2021 Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco