Tecnologia do Blogger.
22.4.22

Justiça determina que prefeito de Guarabira anule exoneração de assessores de vice

 Marcus Diôgo exonerou assessores do gabinete de Wellington Rodrigues no final de 2021, após críticas do vice à própria gestão.

A juíza Kátia Daniela de Araújo, da 5ª vara mista da comarca de Guarabira, acatou nesta quinta-feira (21) mandato de segurança impetrado pelo vice-prefeito Wellington Rodrigues para que seus assessores de gabinete voltem a exercer o cargo. Eles foram exonerados pelo prefeito Marcus Diôgo no final de 2021.

De acordo com a juíza, os cargos fazem parte da organização administrativa municipal e necessária para o funcionamento da gestão. A exoneração ocorreu depois que o vice-prefeito deu entrevistas criticando algumas áreas da própria gestão de Marcus Diôgo, como a saúde.

Em sua defesa, o prefeito informou que os cargos de provimento em comissão são de livre nomeação e exoneração pelo Chefe do Executivo Municipal, sendo ato privativo seu, de acordo com a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município de Guarabira. 

Ele ainda sustenta que as exonerações se deram com o objetivo de “enxugar a máquina pública municipal” e que ocorreram não só na vice prefeitura, mas também em seu próprio gabinete. A juíza, no entanto, entendeu que é não é razoável que se outorgue ao Chefe do Executivo Municipal a escolha de servidores comissionados que irão trabalhar em conjunto ao vice-prefeito.

"Por certo, apesar de haver a vinculação do Vice-Prefeito ao Prefeito no momento da eleição, após, no exercício do mandato, há dois gabinetes, sendo abstruso que o Prefeito escolha os servidores que irão compor os quadros funcionais do gabinete do Vice-Prefeito, bem como, exonerá-los sem consentimento/requerimento do titular. Uma coisa é nomear e prover o cargo comissionado, outra bem diversa, é escolher os servidores que irão atuar ou não junto ao vice-prefeito", disse.

"Em verdade, interpretando sistematicamente a Lei Orgânica em apreço, cabe ao Chefe do Executivo Municipal nomear formalmente o servidor, mas quem escolhe é o Vice-Prefeito, portanto, é dele, também, a decisão de não mais manter nos quadros funcionais, do órgão do qual é titular, determinado servidor. E se assim não for, estará o Prefeito, nitidamente ferindo a autonomia constitucional conferida ao cargo de Vice-Prefeito", complementou a juíza.

Com a medida, Marcus Diôgo tem um prazo de 48 horas para anular seus atos administrativos e reintegrar os servidores Oziane Amorim de Aquino, Rafaella Ligia do Nascimento Lima Silva e Antônio Adriano dos Santos aos seus postos originais sob pena de multa diária de R$ 500, em caso de descumprimento, limitada à quantia de R$ 50.000.

Por ClickPB
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Justiça determina que prefeito de Guarabira anule exoneração de assessores de vice Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco