Tecnologia do Blogger.
25.3.22

Bica de João Pessoa recebe duas onças-pardas e uma irara vindos de Minas Gerais

 Os animais foram disponibilizados através do Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG) para formar pares com os do plantel da Bica, que dispõe apenas de machos dessas espécies.

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) recebeu, na tarde desta quinta-feira (24), duas onças-pardas (Puma concolor) e uma irara (Eira barbara), animais vindos do zoológico de Uberaba, em Minas Gerais. Os animais foram disponibilizados através do Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG) para formar pares com os do plantel da Bica, que dispõe apenas de machos dessas espécies.

As onças pardas, também conhecidas como suçuaranas, são jovens. Já a irara é adulta. O diretor da Bica, Rodrigo Fagundes, destacou que a vinda desses animais para João Pessoa só foi possível devido as condições oferecidas pelo equipamento municipal. “O Parque Arruda Câmara foi escolhido por ter uma das melhores condições pra receber esse tipo de animal, pela sua estrutura de recinto e, também, por trabalhar bastante para a qualidade de bem-estar animal”, destacou.

Devido ao processo de adaptação, os novos moradores da Bica ficarão em área reservada antes de serem colocados para visitação pública. Thiago Nery, diretor do setor de zoológico, explica que esse período na área reservada é necessário para que animal passe por uma adaptação, tanto de ambiente e de rotina do zoológico, como também do companheiro de espécie, ficando em área de cambiamento para aproximação com o macho. “Agora, esses animais vão poder ter companhia e vamos poder entrar num plano de manejo de felinos selvagens para conseguir a reprodução e participar, de fato, como zoológico na conservação das espécies”, ressaltou.

Ainda segundo Thiago Nery, o período na área reservada é também necessário porque a viagem é cansativa ao animal. “Os animais estão bem e foram acompanhados durante o percurso por uma médica veterinária de Uberaba. Em alguns pontos de parada, eles eram avaliados. Também recebemos apoio, em São Paulo, quando houve a troca de aeronave, da Prefeitura de São Bernardo do Campo”, explicou.

Além da equipe da Bica, os animais foram recepcionados pelo pessoal do Instituto Brasileiro de Recursos Renováveis (Ibama).

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Bica de João Pessoa recebe duas onças-pardas e uma irara vindos de Minas Gerais Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco