Tecnologia do Blogger.
21.2.22

Eleições 2022: Paraíba receberá 5 mil urnas novas preparadas para 'voto impresso' e com processador mais potente

 A informação foi divulgada pelo secretário de tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro Júnior, em entrevista ao Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (21).

A Paraíba receberá 5 mil urnas eletrônicas novas preparadas para 'voto impresso', caso seja adotado algum dia, e com processador mais potente. A informação foi divulgada pelo secretário de tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro Júnior, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta segunda-feira (21).

"A previsão é de que nós recebamos, para essa eleição, cinco mil urnas eletrônicas novas, modelo 2020. Nós temos 12 mil no parque, vamos renovar quase 50% com urnas zeradas, recém-construídas. A diferença é que essa urna nova tem 18 vezes mais capacidade de processamento do que o modelo anterior", explicou o secretário de tecnologia do TRE-PB ao Arapuan Verdade, conforme apurou o ClickPB.

Ainda segundo José Cassimiro Júnior, "desde 1996 a gente mantém o mesmo formato da urna como é para não confundir muito o eleitor. Mas essa, para os mesários, já vai ser diferente porque o terminal do mesário já é 'touch screen' (sensível ao toque), não tem mais o 'tecladinho' como o terminal do eleitor."

Em relação à transmissão dos dados, José Cassimiro disse que "para isso não muda muito. A nossa eleição já é extremamente rápida:  a gente termina a votação obrigatoriamente às 17h, não tem como terminar isso antes, e vocês estão anunciando no rádio já, resultados aí por volta das 19h, vocês já sabem se vai ter segundo turno, quem vai para o segundo turno e tudo. Então o modelo novo não vai mudar muito isso."

Voto impresso

Sobre a possibilidade de voto impresso, Cassimiro revelou que as novas urnas poderão ter impressoras integradas. "Vai mudar, por exemplo, que esses modelos novos já vêm com pré-disposição para impressora, se voltar a discutir a história do voto impresso, que já se discutiu tanto no ano passado. Já vem com a possibilidade de acoplar um módulo impressor externo para imprimir o comprovante do voto."

O secretário de tecnologia do TRE-PB comentou, sobre o voto impresso, que "infelizmente, a discussão saiu do campo técnico-científico e virou uma discussão política. Nós da Justiça Eleitoral não podemos entrar nessa discussão política." Ele pontou que o assunto virou uma paixão e quando vira uma paixão atrapalha.

Acessibilidade para tetraplégicos

O secretário apontou que as novas urnas vêm "também com a possibilidade de acoplar um módulo para o voto do tetraplégico. Lá no Congresso você usar o olhar para poder votar, na urna vai ser possível também nas próximas eleições, não nessa, para que nós consigamos colocar esse módulo para facilitar a vida do tetraplégico. É claro que ele pode ser assistido por qualquer pessoa, a legislação garante isso, mas você tem o direito de votar e só você saber seu voto. Então nós temos que ser inclusivos também a ponto de propiciar ao tetraplégico essa opção de votar sem a ajuda de ninguém."

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Eleições 2022: Paraíba receberá 5 mil urnas novas preparadas para 'voto impresso' e com processador mais potente Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco