Tecnologia do Blogger.
26.1.22

Número de leitos Covid-19 começam a ser ampliados na Paraíba após hospitais atingirem ocupação máxima

 Estão em processo de ampliação os hospitais Clementino Fraga, Metropolitano, Regional de Patos e de Clínicas.

O número de leitos Covid-19 na Paraíba começam a ser ampliados após hospitais referências no atendimento registrarem ocupação máxima de suas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), nesta terça-feira (25). Exemplo disso foram os hospitais Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, e o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, no Sertão do Estado.

Hoje, somente no Hospital Metropolitano há 10 leitos de UTI e 10 de enfermarias. Todos estavam ocupados. “Nós tínhamos 44 leitos e aos poucos fomos ocupando os leitos com doenças não Covid-19 e agora vai haver a reversão gradual na medida que houver necessidade de leitos de Covid-19 tiverem sido ocupado”, explicou ao ClickPB, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

De acordo com o secretário, já há um processo de ampliação dos leitos à medida que houver a necessidade de mais leitos nesses hospitais. Além disso, destacou que a ampliação ocorre quando os leitos atingem 70% ou 80% da ocupação. Terão leitos ampliados os hospitais Clementino Fraga, Metropolitano de Santa Rita, o Regional de Patos (Janduhy Carneiro) e o de Clínicas (em Campina Grande).

Em relação a situação de Patos, dos 38 leitos de UTI e de enfermarias distribuídos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, 30 estavam ocupados no dia de ontem (25) conforme o boletim da Secretária Municipal de Saúde de Patos. Dos 24 leitos do Hospital (5 UTIs e 19 enfermarias), todos os 5 da UTI estavam ocupados, ou seja, atingiram 100%. Já na enfermaria, 18 estavam ocupados. Já na UPA, que tem 14 leitos, 7 (50%) estavam ocupados.

Até o momento, a Paraíba contabiliza 480.736 casos confirmados desde o início da pandemia até ontem (25) e 9.645 mortes por Covid-19. Já foram realizados 1.292.294 testes. Conforme o último boletim da SES-PB, a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 30%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 41%. Em Campina Grande, estão ocupados 21% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 43% dos leitos de UTI para adultos.

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Número de leitos Covid-19 começam a ser ampliados na Paraíba após hospitais atingirem ocupação máxima Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco