Tecnologia do Blogger.
30.12.21

João Pessoa deve receber novo lote de vacina contra gripe até abril

 Segundo o chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Virgolino, João Pessoa recebeu 228.850 doses da vacina de influenza em 2021.

João Pessoa deve receber um novo lote de vacina contra gripe até abril. Esse é o cronograma do Ministério da Saúde ao enviar para as cidades o imunizante. De acordo com Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é que a vacina contra a influenza chegue nesse período. Em entrevista ao ClickPB, ele explicou que as doses são direcionadas para grupos prioritários, e havendo estoque após essa etapa, os demais públicos são imunizados.

"A vacina da influenza, é enviada pelo Ministério da saúde em meados de abril para a campanha, essas doses são voltadas apenas para os grupos prioritários. O intuito é atingir 90% dos grupos elencados pelo Ministério da saúde. Quando não atinge o ministério abre para a população de forma geral com as doses restantes",  explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da SMS.

Ele destacou que na Campanha 2021, João Pessoa recebeu 228.850 doses da vacina de influenza. "Quando abriu para a população de forma geral acabou e o ministério não enviou mais. Só na campanha do próximo ano", explicou. 

O imunizante contra a Influenza é ofertado para toda a população de João Pessoa, com idade a partir dos seis meses. A  vacinação contra a Influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o objetivo de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo.

Entre os grupos prioritários com direito a receber a dose estão:  gestantes, puérperas e crianças de seis meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores de saúde que atuam na rede hospitalar e especializada; professores; idosos a partir de 60 anos; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Influenza – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório com grande capacidade de transmissão. Os casos da doença têm variação, que vão desde os sintomas leves até os mais graves, podendo inclusive levar o indivíduo a morte. A hospitalização e morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: João Pessoa deve receber novo lote de vacina contra gripe até abril Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco