Tecnologia do Blogger.
12.3.21

Cemitérios públicos já estão ficando sem vagas em João Pessoa

 O chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Eduardo Pedroza externou sua preocupação com a triplicação do número de mortes de pessoas vítimas da Covid-19 na Capital do Estado, o que está quase deixando em colapso os cemitérios públicos da cidade.

Conforme as estatísticas, em janeiro foram sepultadas 80 vítimas da pandemia, em fevereiro subiu para 88 e desde o início deste mês de março, 83 pessoas já foram sepultadas nos cemitérios públicos.

“A situação está cada vez difícil. Diante desse quadro de pandemia nós criamos um Plano de Contingência que prevê exumações de acordo com a Lei Municipal e tivemos que acelerar esse processo de exumações para que tivéssemos mais espaços nos cemitérios públicos, mas esperamos superar essa crise sem colapsar o sistema”, avaliou.

Contudo, Pedroza informou também que a Prefeitura Municipal de João Pessoa firmou parceria com os cemitérios privados, caso a situação chegue a um ponto mais crítico de não ter mais vagas para poder fazer os sepultamentos nesses cemitérios.

“É importante dizer que desde o início deste mês já fizemos 83 sepultamentos e se continuar nesse ritmo, dessa forma como vem acontecendo por conta do contágio da doença, podemos chegar a 250 óbitos na cidade de João Pessoa e vai ficar mais difícil e poderemos acionar o plano contingencial para ocupar os cemitérios privados de João Pessoa”, enfatizou

Pedroza apelou para que as pessoas obedeçam às regras tanto do decreto estadual quanto municipal, porque esses números são referentes apenas a vítimas da Covid-19.

“É importante o uso da máscara, o cumprimento do distanciamento social, de se lavar as mãos e as que precisam sair de casa para trabalhar para botar o pão na mesa, é fundamental que saiam prevenidas com seus EPIs porque só assim poderemos superar esse momento tão crítico na rede funerária de João Pessoa”, alertou

João Pessoa possui seis cemitérios públicos: Cristo Redentor (Cristo), São José (Cruz das Armas), Senhor da Boa Sentença (Varadouro), Nossa Senhora da Penha (Praia da Penha (Praia da Penha), São Sebatsião (Muçumagro) e Santa Catarina (Bairro dos Estados).

A Prefeitura vem buscando, desde o início do ano, com base nesse plano, ampliar o número de vagas nos jazigos rotativos. Os ossos de pessoas sepultadas há mais de três anos estão sendo recolhidos para os ossários, para abrir espaço para as vítimas da Covid-19.

Paraíba Online (Hacéldama Borba)

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Cemitérios públicos já estão ficando sem vagas em João Pessoa Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco