Sancel
28.10.20

Polícia Federal vai utilizar drones para coibir 'boca de urna', compra de votos e faz planejamento para fiscalizar locais críticos na Paraíba

 Os drones terão a função de alcançar áreas onde ocorrem esses crimes e que não estão necessariamente perto de uma zona eleitoral.

A Polícia Federal (PF), na Paraíba, informou ao ClickPB, nesta quarta-feira (28), que drones serão utilizados no dia da votação para coibir práticas recorrentes em diversos municípios brasileiros, a 'boca de urna' e a compra de votos. Além disso, diante do acirramento político em alguns municípios paraibanos, o órgão também planeja fiscalização nessas localidades. 

Os drones terão a função de alcançar áreas onde ocorrem esses crimes e que não estão necessariamente perto de uma zona eleitoral. Por exemplo, se houver pessoas tentando comprar votos a quatro quarteirões de uma escola que ocorre votação, o drone irá flagrar a cena e a imagem será utilizada como provas do crime eleitoral.

No País, a perspectiva, segundo informou a Polícia Federal ao ClickPB, é utilizar mais de 100 drones. O objetivo não é utilizar apenas esses equipamentos nos municípios sedes da Polícia Federal, mas expandir para outras áreas onde há suspeita de compra de voto, 'boca de urna' ou propaganda irregular eleitoral no dia da eleição.  

A Polícia Federal ainda informou que está se preparando para as ações de fiscalização em dois turnos, tendo em vista que cidades como João Pessoa e Campina Grande, há possibilidade de segundo turno por conta do número de candidatos que disputam a vaga de prefeito. 

Além disso, o órgão também está de olho nas chamadas 'fake news'. No entanto, o trabalho de inteligência está sendo desenvolvido em todo o País e que requer tecnologia diferenciada. Também conta com o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE's) e dos Ministérios Públicos. 

Ainda de acordo com informações obtidas pelo ClickPB, a Polícia Federal também está fazendo uma seleção de locais mais críticos na Paraíba para poder fiscalizar mais de perto. No entanto, esse trabalho seletivo só será finalizado nas vésperas da eleição. O número de drones a ser utilizado no território paraibano não foi revelado. 

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Polícia Federal vai utilizar drones para coibir 'boca de urna', compra de votos e faz planejamento para fiscalizar locais críticos na Paraíba Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco