Tecnologia do Blogger.
17.7.20

Polícia alemã captura "Rambo da Floresta Negra" após seis dias de buscas

Em uma das etapas da caçada, mais de 400 policiais foram deslocados para a região, no sudoeste da Alemanha.

Segundo a polícia, nada indica que o caso tenha alguma motivação política. (Foto: Reprodução)
Após seis dias de buscas em área montanhosa e de mata fechada, autoridades prendem fugitivo que havia rendido quatro agentes e tomado suas armas. Caçada mobilizou centenas de policiais no sudoeste da Alemanha.  Após seis dias de buscas em uma área íngreme de mata fechada, a polícia da Alemanha capturou nesta sexta-feira (17), o fugitivo Yves Etienne Rausch, que foi apelidado de "Rambo da Floresta Negra" pela imprensa do país.
O anúncio foi feito em um tuíte da Polícia de Offenburg, no sudoeste alemão. "Depois de vários dias procurando Yves Rausch, que estava escondido nas florestas ao redor de Oppenau, a polícia prendeu com sucesso o homem de 31 anos. Quatro armas de fogo foram apreendidas na ação", diz a mensagem.
Não ficou claro se Rausch se entregou ou chegou a resistir à prisão. As autoridades afirmaram que vão conceder uma entrevista coletiva sobre o caso às 20h no horário local (15h em Brasília).
O caso de Rausch mobilizou a polícia do estado de Baden-Württemberg e a imprensa alemã por quase uma semana. Em uma das etapas da caçada, mais de 400 policiais foram deslocados para a região, no sudoeste da Alemanha. Helicópteros, cachorros e unidades táticas de elite participaram da ação, que se concentrou numa região de difícil acesso nos arredores da pequena cidade de Oppenau.
O suspeito acabou sendo chamado de "Rambo" pelos jornais do país devido a similaridades entre elementos do caso e os filmes da franquia estrelada pelo ator Sylvester Stallone. No primeiro filme da série, Stallone interpretava um traumatizado veterano da Guerra do Vietnã que era caçado por policiais nas matas fechadas do estado americano de Washington.
O episódio todo teve início no último sábado (11), quando a polícia local foi alertada que um homem vestindo roupas de camuflagem e armado com um arco e flecha e facas estava rondando a cidade de maneira suspeita. Era Yves Rausch, um desempregado de 31 anos que vivia isolado numa cabana na Floresta Negra.
No dia seguinte, Rausch foi abordado em sua cabana por quatro policiais. Inicialmente, ele cooperou e entregou o arco. Mas em seguida sacou uma arma que estava oculta e ameaçou os policiais, que acabaram entregando suas próprias pistolas. Depois, ele sumiu na mata com o novo estoque de armas e munições.
Como parte da caçada, a polícia chegou a instalar bloqueios em estradas da região e advertiu que os turistas não deveriam se aproximar da área. Escolas de Oppenau chegaram a ser fechadas na segunda-feira, mas reabriram no dia seguinte.
O caso gerou certo constrangimento para a polícia alemã, que admitiu que o suspeito vinha sendo bem-sucedido em despistar os agentes de segurança graças ao seu conhecimento da área. "Ele vive na floresta. E a floresta é sala de estar dele. É por isso que, considerando o terreno intransitável e às vezes íngreme, é difícil encontrá-lo rapidamente", disse o comissário de polícia de Offenburg, Reinhard Renter, em entrevista coletiva na terça-feira.
Além do terreno acidentado, a região é repleta de cavernas e velhos bunkers que datam da época da Segunda Guerra Mundial.
Segundo a polícia, nada indica que o caso tenha alguma motivação política. A corporação limitou-se ao longo da caçada a apontar que o suspeito demonstra uma grande "afinidade por armas".
Rausch passou a viver na velha cabana na floresta após ser despejado de seu apartamento por falta de pagamento do aluguel. Na região de Oppenau, ele se dedicava a pequenos bicos, como trabalhos de jardinagem e reforma. À imprensa, habitantes da região descreveram o suspeito como uma pessoa excêntrica, mas que não tinha uma reputação perigosa.
No entanto, ele tem um histórico de detenções por agressão, furto e posse ilegal de armas de fogo. Em 2010, Rausch foi condenado por ferir gravemente sua namorada com uma flechada após uma discussão. O caso lhe rendeu três anos na cadeia.

Por 

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Polícia alemã captura "Rambo da Floresta Negra" após seis dias de buscas Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco