Tecnologia do Blogger.
4.3.20

Buscas por desaparecidos continuam na Baixada Santista; número de mortos chega a 24

WERTHER SANTANA/ESTADÃO Bombeiros fazem buscas no Morro do Macaco Molhado, no Guarujá
SÃO PAULO E GUARUJÁ - Subiu para 24 o número de mortos das chuvas fortes que atingiram a Baixada Santista. Os bombeiros trabalham nas buscas por 25 desaparecidos em SantosSão Vicente e no GuarujáO balanço foi divulgado na tarde desta quarta-feira, 4, pela Defesa Civil.
A cidade mais atingida foi o Guarujá, que concentra o maior número de mortes, são 19. Outras 19 pessoas estão desaparecidas. Na cidade, sete morros foram atingidos, sendo dois com maior gravidade: o da Barreira do João Guarda e o da Bela Vista, conhecido como Macaco Molhado.
Em Santos, há três mortos e cinco desaparecidos. São Vicente registrou duas morte e tem um desaparecido. Ao todo, 373 pessoas estão desabrigadas: 151 no Guarujá, 3 em São Vicente, 150 em Santos e 102 em Peruíbe.
Os municípios afetados já receberam 19,5 toneladas de materiais de ajuda humanitária, incluindo colchões, cobertores, cestas básicas, água sanitária e água potável. O estoque ficará armazenado no depósito do Fundo Social de Santos e será distribuído mediante solicitação das defesas civis locais.
O Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Walter Nyakas Junior, permanece na região e em reuniões com o Gabinete de Crise. A previsão para esta quarta-feira, 4, é de chuva moderada a fraca em pontos isolados da Baixada Santista, podendo haver pancadas com momentos mais persistentes. Como o solo já está encharcado pelo volume de água dos dias anteriores, o risco de novos transtornos e deslizamentos continua elevado.
Os corpos de 20 vítimas já foram liberados pelo IML para as famílias. Entre essas vítimas, há três crianças e um bebê. As vítimas são:
  1. Alan Gama dos Santos (19 anos)
  2. Aliffer Adailton Granero da Silva (6 anos)
  3. Allana Granero de Oliveira (3 anos)
  4. Arthur Rafael de Lima (10 meses)
  5. Edvaldo José Deolindo (43 anos)
  6. Elane Emanuela de Souza Rodrigues (42 anos)
  7. Elisandra de Souza Santana Cândido (28 anos)
  8. Esther Gabrielly Sousa da Silva (11 anos)
  9. Genival Batista dos Santos (48 anos)
  10. Gilmar dos Santos Reis (37 anos)
  11. Jhenifer Maria de Souza Nunes (25 anos)
  12. Jhennyfer Gleice Rodrigues Oliveira dos Santos (19 anos)
  13. Karina Aparecida Pereira da Silva (26 anos)
  14. Kátia de Oliveira Paulo (37 anos)
  15. Laudemir Cilas Tiburcio (60 anos)
  16. Milton Joaquim de Santana Filho (61 anos)
  17. Rogerio de Moraes Santos (43 anos)
  18. Samuel Alves dos Santos (32 anos)
  19. Tathiana Lopes de Lima Gomes (25 anos)
  20. Yasmin Dantas Farias (18 anos)
Apenas no verão deste ano, o total de mortes por chuvas no Sudeste – São Paulo, Rio, Minas e Espírito Santo – já chegou a pelo menos 143 – 70% a mais do que no verão passado, quando houve 82 vítimas. Dados da Defesa Civil compilados pelo Estado também apontam que a região já conta com mais de 87 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.
Em nota, o governo do Estado de São Paulo informou que publicou no Diário Oficial a homologação dos decretos municipais de situação de anormalidade do Guarujá (estado de calamidade pública), Santos e São Vicente (situação de emergência). Agora, eles seguem para a Defesa Civil Nacional para o devido reconhecimento federal.

Em 72 horras, chuva no Guarujá chega a 405 milímetros

Dados do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado indicam que, até as 4h da manhã de terça, 3, o acumulado das últimas 12 horas de chuvas no Guarujá foi de 282 mm, em Santos de 218 mm, em Praia Grande 170 mm, São Vicente 169 mm, Mongaguá 160 mm, Cubatão 132 mm e tanto Itanhaém como Bertioga o acumulado foi de 110 mm.
O governo informou ainda que nas últimas 24 horas, a contar das 6h desta quarta, foram registrados mais 56mm no Guarujá (acumulados de 405 mm em 72 horas), 47 mm em São Vicente (267 mm em 72 horas) e 42 mm em Santos (359 mm em 72 horas).
A previsão para esta quarta é de chuva fraca, mas persistente, alternando com períodos de céu nublado, apontou a Defesa Civil. "O volume previsto não deve ser significativo, inferior aos 10 mm. No entanto, continua na Baixada o alerta de risco para novos deslizamentos em virtude dos altos acumulados (72h) e do solo continuar encharcado."
Estadão
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Buscas por desaparecidos continuam na Baixada Santista; número de mortos chega a 24 Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco