Sancel
12.2.20

Sabia que metais pesados em cosméticos são prejudiciais à saúde?

Uso de cosméticos pode levar à ingestão de metais como alumínio, crômio, manganês, entre outros. Entenda como evitar o problema

Na natureza são encontrados vários metais; alguns são essenciais à saúde, outros são nocivos. Até mesmo os essenciais podem ser nocivos, é bom ressaltar, dependendo da dose. Os metais pesados podem estar presentes na água contaminada, no ar e nos alimentos, culminando em problemas de saúde ao redor dos anos.
Porém, o que a maioria das pessoas não sabe, é que esses metais podem estar presentes, inclusive, nos cosméticos – como maquiagens, batons e desodorantes, por exemplo. “É sabido que a maioria dos batons contém traços de chumbo, mas, recentemente, foram encontradas as presenças também de cádmio, cobalto, alumínio, titânio, manganês, crômio, cobre e níquel em alguns cosméticos do mercado”, alerta a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
No geral, os metais pesados não provocam sintomas quando entram pela primeira vez em contato com o organismo. No entanto, isso é diferente a longo prazo. “Os metais têm a capacidade de ir se acumulando dentro das células, provocando problemas como alterações renais, lesões cerebrais, aumento da pressão arterial e existe a suspeita de que também possa estar relacionado com a incidência de câncer”, explica a dermatologista.
Não é o caso de se desesperar e jogar fora os cosméticos, mas sim de manifestar um alerta às autoridades sobre uma norma mais detalhada para os níveis de metais neste tipo de produto. Além disso, a Dra. Kédima sugere métodos para fugir do problema: “Evite comprar de marcas que estejam associadas à presença de chumbo e de outros metais tóxicos. Procure produtos livres de substâncias químicas nocivas à saúde. Esteja sempre atento aos rótulos a fim de evitar o contato com outras substâncias perigosas, como os parabenos. Além desses cuidados, é importante também verificar a data de validade desses produtos".
Segundo a Dra. Kédima, quando a validade expira, a eficiência dos produtos diminui e os riscos de surgir alergia, irritações e herpes (no caso dos batons) aumentam, uma vez que são maiores as chances de ocorrer oxidação e decomposição dos ingredientes presentes na fórmula. “Sendo assim, se você perceber que a cor do batom mudou e ele estiver seco e exalando um cheiro diferente e desagradável, saiba que esses são sinais de que está na hora de descartá-lo. Além disso, qualquer sintoma estranho na pele após o uso de algum produto, suspenda-o e procure ajuda dermatológica para identificar e tratar o problema”, finaliza.
NotíciasaoMinuto
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Sabia que metais pesados em cosméticos são prejudiciais à saúde? Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco