Tecnologia do Blogger.
11.9.19

Ter resfriado com frequência pode ser alerta sobre sua saúde mental, alerta psiquiatra

Embora se faça uma grande distinção entre saúde física e psicológica, é errôneo assumir que ambas não se relacionam. Se pararmos para observar, não é incomum que momentos de grande estresse ou de grande ansiedade sejam seguidos de resfriados ou baixa de imunidade. Pois bem, pensando nisso, Alexandre Pedro, Psicanalista pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo explica que resfriados frequentes podem ser um alerta para sua saúde mental.


Saúde física e emocional

TheVisualsYouNeed/shutterstock© TheVisualsYouNeed/shutterstock TheVisualsYouNeed/shutterstock
De acordo com o especialista, os problemas emocionais geram excesso da descarga de adrenalina causada por uma disfunção nos neurotransmissores, ocasionando uma psicossomatização, ou seja, os efeitos psíquicos se refletem na parte fisiológica do organismo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a mente doente pode desenvolver enfermidades graves como câncer ou infarto. Segundo a organização, cerca de 60% dos pacientes que procuram ajuda médica sofrem de sintomas gerados pela somatização.

Doenças psicossomáticas

Albina Glisic vía Shutterstock© Albina Glisic vía Shutterstock Albina Glisic vía Shutterstock
As chamadas doenças psicossomáticas se manifestam fisicamente porém não têm origem ou causa identificada em exames. O médico afirma que diversas circunstâncias podem desencadeá-las, mas o que elas têm em comum é que levam o indivíduo a uma condição de estresse, ansiedade e tristeza tão grave que o seu estado mental transcende e acaba afetando o emocional.
Dessa forma, tudo que a pessoa sente na mente e em seu coração acaba se manifestando fisicamente, causando mal-estar e dores pelo corpo. Isso é a somatização, quando alguém absorve no corpo os seus desequilíbrios emocionais e mentais.

Resfriados constantes: emocional fragilizado

eldinhoid / iStock© eldinhoid / iStock eldinhoid / iStock
Alexandre Pedro explica que um dos sintomas de doenças psicossomáticas é a baixa na imunidade e, por isso, quando uma pessoa tem quadros constantes de resfriados pode ser uma manifestação desse tipo de doença, especialmente se a pessoa está envolvida em um contexto de estresse e ansiedade.
graphicwithart/shutterstock© graphicwithart/shutterstock graphicwithart/shutterstock
Nesse sentido, a psicoterapeuta Marly Tocantins explica que nem sempre o estresse e a ansiedade vão se manifestar por meio de um resfriado. É o perfil de cada um que determina em que parte do corpo a doença psicossomática irá se manifestar e com que intensidade. Conforme a especialista, é comum uma pessoa ansiosa ou que comete excessos na alimentação ter tendência a desenvolver uma úlcera. Assim como quem fica 'vermelho' de vergonha ou raiva pode contrair manchas e irritação na pele.
Basicamente, a ansiedade e o estresse são os maiores geradores de problemas físicos. Mas os sintomas e as doenças variam conforme a personalidade e o modo de encarar a vida.
Vix
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Ter resfriado com frequência pode ser alerta sobre sua saúde mental, alerta psiquiatra Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco