Tecnologia do Blogger.
12.7.19

Paratleta paraibano de jiu-jitsu defende título nacional em Florianópolis

Em abril deste ano ele se tornou o primeiro paratleta paraibano bicampeão mundial de para jiu-jitsu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Rômulo nasceu com paralisia cerebral e teve movimentos dos membros superiores, inferiores e de fala comprometidos. (Foto: Reprodução/Assessoria)
O número 1 do ranking mundial de para jiu-jitsu, o paraibano Rômulo Martins, que virou uma referência no esporte por sua superação e conquistas, volta a defender mais um título, desta vez o campeonato brasileiro, competição que acontecerá neste fim de semana, em Florianópolis (SC).
Em abril deste ano, Rômulo Martins, 41 anos, se tornou o primeiro paratleta paraibano bicampeão mundial de para jiu-jitsu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Atualmente, Rômulo é também o campeão brasileiro e sulamericano de sua categoria, além de também ter vencido o Grand Slam, prévia do mundial, no Rio de Janeiro. No Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo deste final de semana, em Florianópolis, Rômulo buscará o bicampeonato nacional.
Rômulo nasceu com paralisia cerebral e teve movimentos dos membros superiores, inferiores e de fala comprometidos. Devido à paralisia, ele só conseguiu falar aos sete anos de idade e andar aos oito. Em sua infância e adolescência, superou inúmeros preconceitos e bullying na escola. Mesmo com a deficiência, terminou o ensino médio e aos 21 anos prestou concurso público nos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Conde, sendo aprovado em todos. Escolheu para servir na Prefeitura da Capital, concurso que passou em 1º lugar nas vagas destinadas aos não deficientes. “Quis provar para mim mesmo que era capaz de superar meus próprios limites e desafios”, justificou Rômulo, quando optou fazer concurso para não deficientes.
Além da luta travada no tatame para vencer os adversários, Rômulo, que vem erguendo a bandeira da Paraíba no pódio mais alto nas principais competições nacionais e internacionais de sua categoria nos últimos anos, tem enfrentado dificuldades para defender seus títulos. Para disputar o campeonato brasileiro deste final de semana, Rômulo contou com ajuda financeira de empresários da Paraíba e de fora do Estado e de membros da Cidade Viva para disputar a competição nacional. “Agradeço a Deus e a cada uma dessas pessoas que foram sensíveis e generosas em me dar apoio financeiro para disputar o campeonato brasileiro. Quero me esforçar para trazer mais um título ao Estado e glorificar o nome de Jesus”, declarou Rômulo, que é cristão e membro da Cidade Viva Zona Sul.
Ministério de Jiu-Jitsu da Cidade Viva - Como exemplo de superação, Rômulo Martins resolveu usar também as suas conquistas no jiu-jitsu para incentivar outras crianças e adolescentes portadores ou não de necessidades especiais dos bairros da Zona Sul de João Pessoa para praticar a arte marcial. A unidade da Cidade Viva Zona Sul, no bairro de Valentina Figueiredo, montou uma estrutura desde o final do ano passado para desenvolver o Ministério de Jiu-Jitsu. Rômulo é o instrutor de dezenas de alunos da comunidade. Durante as aulas, o bicampeã mundial transmite não apenas a experiência vitoriosa de sua carreira e a técnica da arte marcial para crianças e adolescentes, mas o caminho para superar os inúmeros obstáculos e preconceitos.
“As aulas vão para além da luta corpo a corpo, pois tenho trabalhado disciplina e os valores cristãos para resgatar a estima de muitos adolescentes portadores ou não de deficiência da comunidade da Zona Sul”, destacou.

Por ClickPB

  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Paratleta paraibano de jiu-jitsu defende título nacional em Florianópolis Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco