Sancel
8.4.19

Secretaria de Saúde de Conde entra em estado de alerta após 2º caso de malária

Em caso de suspeita, buscar auxílio médico e solicitar teste rápido para malária e/ou gota espessa (lâmina)
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde, em apoio com a Secretaria de Saúde de Conde emitiu um alerta após a confirmação de dois casos de malária registrados em apenas uma semana no município.  Em caso de suspeita, buscar auxílio médico e solicitar teste rápido para malária e/ou gota espessa (lâmina).

Segundo a Vigilância em Saúde, é importante também investigar outras arboviroses como dengue, zika e chikungunya, que também são transmitidas por picadas de mosquito.

A Gerencia Executiva de Vigilância em Saúde alerta para que todos os moradores de Conde ou pessoas que passaram por lá recentemente devem se atentar aos seguintes sintomas: febre alta e intermitente (periódica entre 42 a 72 horas) acompanhada ou não de cefaléia, calafrios, sudorese, cansaço ou mialgia.

CASOS DE MALÁRIA 

O primeiro caso de malária no Conde foi confirmado no dia 2 de abril. Uma moradora do município começou a apresentar sintomas em 29 de março e foi internada no Hospital de Emergência e Trauma da Capital. 

O segundo caso de malária foi diagnosticado nesta sexta-feira (5) em paciente que apresentou os sintomas da doença (febre alta, dor de cabeça, suor frio, entre outros), originário do município de Tavares (PB). Ele tem relações de trabalho e familiares em Conde, onde esteve hospedado no bairro de Pousada de Conde. 
Por Wscom
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Secretaria de Saúde de Conde entra em estado de alerta após 2º caso de malária Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco