Tecnologia do Blogger.
17.1.19

Sofre de prisão de ventre? Saiba quais alimentos podem ajudar

Laxantes naturais colaboram com o bom funcionamento do organismo

É sempre bom ter informações sobre quais são os melhores laxantes naturais quando se sofre de prisão de ventre.

Os laxantes naturais são alimentos ou ervas que nos permitem realizar uma evacuação intestinal mais fácil. É importante diferenciá-los dos purgantes, porque estes têm uma ação mais forte ou drástica, podendo apresentar, inclusive, contraindicações.
Tipos de laxantes naturais
Considerando a forma como agem no organismo, podemos diferenciar os seguintes tipos de laxantes naturais:
Laxantes estimulantes
Também são chamados de purgantes ou catárticos. Atuam estimulando a musculatura do intestino, já que possuem certos compostos que atuam nas terminações nervosas do cólon, provocando movimentos que favorecem a defecação.
Também atuam sobre as paredes do intestino. Além disso, aumentam a produção de minerais e líquidos, bem como diminuem a absorção de sódio e cloro.
Os efeitos negativos dos laxantes estimulantes estão relacionados à quantidade de tempo que atuam no organismo. Quando ingeridos, podem continuar agindo por até 8 horas. É aconselhável consumi-los antes de dormir para que atuem durante a noite.
Laxantes mecânicos
São laxantes ricos em fibras que aumentam o volume das fezes, retém água, hidratam as paredes do intestino e ajudam de forma mais natural os movimentos peristálticos, favorecendo a evacuação. Podem ser ricos em fibras solúveis ou não solúveis.
A ação é mais rápida do que a dos estimulantes. Assim, são recomendados como primeira medida quando ocorre prisão de ventre ou problemas para ir ao banheiro.
Normalizam o funcionamento do organismo e é recomendável acompanhá-los com alimentos repletos de probióticos, tais como o iogurte.
Laxantes osmóticos
Esse tipo de laxante atua ao aumentar a quantidade de água no intestino, o que amolece as fezes. Sua ação é similar à dos mecânicos, têm muitos minerais e obrigam o intestino a eliminar líquidos.
Entre os laxantes osmóticos, podemos encontrar as ameixas. O efeito é intenso e devem ser consumidos acompanhados de muita água ou bebidas isotônicas para recuperar os líquidos perdidos.
Laxantes naturais: qual escolher?
Entre os laxantes mais leves, ou seja, os mecânicos, podemos destacar os seguintes:
Suco de maçã e azeite de oliva
Prepare um suco com duas maçãs (meia xícara) e misture com a mesma quantidade de azeite de oliva. Beba todo o conteúdo da xícara antes de dormir.
Ameixas e mel
Coloque seis ameixas em uma panela com uma xícara e meia de água fervente, cubra e deixe de molho durante toda a noite. Pela manhã, coe, coloque uma colher de sopa de mel e, em seguida, beba. Não jogue as ameixas fora. Você pode comê-las ao longo do dia.
Babosa
Corte um talo de babosa e despedace. Em seguida, coloque um pouco de água para ferver. Espere esfriar e coloque a água junto com os pedaços de babosa em um frasco de vidro com tampa hermética e feche. Mantenha na geladeira. Você pode consumir duas vezes na semana, no máximo.
Esse laxante caseiro não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Da mesma forma, também não é recomendado para pessoas que tomam anticoagulantes.
Suco de uva e linhaça
Faça um suco com algumas uvas (até obter uma xícara aproximadamente) e coloque uma colher de linhaça em pó. Beba em jejum. Porém, não prolongue o tratamento por mais de uma semana consecutiva.
Compressa de óleo de rícino
Esse laxante caseiro é de uso externo. Para usá-lo, molhe uma toalhinha ou gaze no óleo de rícino, esquente em fogo baixo, deite de barriga para baixo e apoie a toalha na região lombar. Cubra para que se mantenha quente por mais tempo. Repita uma vez por dia.
Atenção: não é recomendável consumir (oralmente) óleo de rícino para a prisão de ventre, como muitos aconselham.
Alimentos com capacidade laxante
Além dos alimentos já mencionados neste artigo (como a babosa ou a ameixa), existem outros laxantes naturais muito eficazes para tratar a prisão de ventre. Antes de conhecê-los é preciso determinar do que se trata a prisão de ventre.
Esse problema ocorre quando uma pessoa vai ao banheiro menos de três vezes por semana. E quando consegue defecar, as fezes saem secas e duras. Esse problema digestivo é um dos mais frequentes na atualidade, devido à nossa alimentação.
A falta de exercício, o sedentarismo, o consumo de pouca água, as gorduras e as farinhas refinadas podem causar prisão de ventre. Por isso, é preciso manter uma vida mais saudável para ter evacuações normais. Alguns alimentos podem ajudar. Tome nota:
Tanchagem
Essa erva, originária da Índia, é muito rica em fibras e é perfeita para nos ajudar a defecar corretamente. Tem a capacidade de absorver água, aumentar o volume das fezes e estimular o trânsito intestinal.
Maçã
Essa fruta deliciosa (tanto a vermelha quanto a verde) contém uma substância chamada pectina, que tem a propriedade de promover o funcionamento dos intestinos, amolecer as fezes (devido à quantidade de fibras) e favorecer a evacuação.
Coma uma maçã por dia no meio da manhã ou como sobremesa depois do jantar, preferencialmente crua ou fervida com ameixas.
Banana
É outra das frutas que oferece uma grande quantidade de fibras (além de potássio), sendo um poderoso laxante. Um pedaço de banana oferece 12% da quantidade de fibras que o corpo precisa por dia.
Além disso, oferece oligossacarídeos, substâncias que chegam ao intestino grosso sem serem digeridas e favorecem a digestão e a evacuação.
Cebola
Esse é um vegetal que não deve faltar em nenhum prato, já que tem um sabor delicioso. Mas, além disso, contribui para combater muitas doenças, patologias ou condições. É um laxante natural muito eficaz.
Além disso, consumir cebola crua ativa a secreção de sucos gástricos e favorece a saúde da flora intestinal. Por outro lado, um componente chamado quinina estimula o metabolismo do fígado, da vesícula, do estômago e do pâncreas.
Notícias ao Minuto
  • Comentar com o Gmail
  • Comentar com o Facebook

0 commentarios:

Postar um comentário

Item Reviewed: Sofre de prisão de ventre? Saiba quais alimentos podem ajudar Rating: 5 Reviewed By: Informativo em Foco